É com profundo pesar que o Conselho Federal de Medicina Veterinária comunica o falecimento do estimado médico-veterinário Francisco Cavalcanti de Almeida, aos 86 anos, ocorrido no último dia 1º de maio de 2024, em São Paulo. Ele deixa esposa, três filhas e quatro netos. O velório será realizado nesta quinta-feira (2), no Cemitério do Jaraguá, em São Paulo, entre 10h e 14h. Em seguida, o corpo será cremado no Cemitério da Vila Alpina, no mesmo estado.

Dr. Francisco, como carinhosamente era chamado, nasceu em Goianinha, no Rio Grande do Norte, em 1º de maio de 1938. Ele era técnico agrícola e se graduou em Medicina Veterinária na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no Rio de Janeiro.

Francisco foi uma figura proeminente na comunidade veterinária, deixando um legado de devoção, conhecimento e comprometimento. Ele dedicou a carreira ao aprimoramento da saúde animal e à defesa agropecuária. Sua trajetória profissional foi marcada por uma série de conquistas e contribuições significativas para o setor.

Ao longo da carreira, ocupou diversos cargos de destaque, incluindo chefe do Grupo de Produção Animal e médico-veterinário do Grupo Estadual de Combate à Febre Aftosa no Estado de São Paulo. Sua expertise em controle de vacinas contra a Febre Aftosa foi reconhecida nacional e internacionalmente, após concluir cursos e estágios em instituições renomadas como o Centro Panamericano de Febre Aftosa, na França, país onde também estagiou no Laboratoire de Virologia de Maison D’Alfort e no Laboratoire de Virologia Animale de Lyon.

Francisco também deixou sua marca na esfera administrativa, tendo sido diretor técnico e titular da Delegacia Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento de São Paulo. Sua liderança no Departamento de Defesa Agropecuária da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria de Agricultura do estado, em Campinas, foi fundamental para o desenvolvimento e implementação de políticas de saúde animal.

Sua dedicação e competência foram reconhecidas pela comunidade veterinária, culminando em sua eleição como presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo em 2006. Francisco foi reeleito para dois mandatos consecutivos, demonstrando sua habilidade em liderança e gestão.

Em novembro de 2017, assumiu a presidência do Conselho Federal de Medicina Veterinária, onde promoveu os valores de criatividade, inovação e transparência. Seu compromisso com o avanço da profissão e o bem-estar dos animais foi exemplar, inspirando colegas e profissionais de todo o país.

Para dr. Francisco, ser médico-veterinário sempre foi “um orgulho para qualquer pessoa”. Nas palavras dele, a profissão tem “missão muito nobre que é a de alimentar o mundo com proteína de qualidade, além de promover o bem-estar animal e o meio ambiente. Isso reflete em preservar a sociedade. É a grande missão nossa!”.

Francisco Cavalcanti de Almeida deixa um legado indelével na Medicina Veterinária e um vazio imensurável entre aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado. Sua paixão pela profissão e seu compromisso com a excelência serão lembrados e reverenciados por gerações futuras.

Neste momento de dor e saudade, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de Francisco. Que seu exemplo de dedicação e ética profissional continue a guiar e inspirar todos aqueles que seguem sua nobre vocação pela saúde e bem-estar dos animais.

Dr. Francisco, ao seu lado tivemos conquistas coletivas e, acima de tudo, entendemos que, como o senhor sempre dizia: “o conselho é de todos”; e assim o manteremos.

Agradecemos por tudo!

Diretoria, conselheiros, colaboradores, comissionados e tercerizados do Sistema CFMV/CRMVs