Com mais de 150 participantes e muita troca de informações, o Simpósio Mudanças nos PECEBT e PESE foi considerado um grande sucesso. O evento foi realizado pelo CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins e pela Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, na noite desta quarta-feira, dia 09 de agosto, de forma on-line, pela plataforma Sympla.

Segundo a vice-presidente do CRMV Tocantins Nilda Costa, o evento alcançou seu objetivo de orientar e tirar dúvidas dos profissionais quanto as alterações nos programas de Estaduais de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose e de Sanidade de Equídeos. “A interação dos profissionais foi excelente, tornando o evento ainda mais rico. Ficamos felizes em ver este momento com profissionais do Tocantins e até de outros estados. Mostra a importância do evento”, comentou.

Segundo o diretor de Sanidade Animal da Adapec Márcio Resende, as portarias com as mudanças nos programas já foram publicadas, mas os médicos-veterinários terão prazos para se adequarem, como sempre acontece. “Além disso, qualquer dúvida, os profissionais podem entrar em contato com a Adapec, que nossa equipe estará pronta para esclarece-las”, disse o médico-veterinário.

No Programa de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose, foram duas alterações importantes salientadas pela palestrante e responsável pelo Programa Carolina Ribeiro, a retirada da obrigatoriedade da entrega de relatórios mensais e mudanças nos modelos de atestados. “As mudanças foram basicamente essas, mas sugerimos que os profissionais leiam as portarias para que saibam de todas as regras do Programa, trabalhando de forma coesa com as normativas”, pontuou.

Já no Programa Estadual de Sanidade de Equídeos as modificações foram maiores, com revogação de alguns artigos e reformulação de outros na Instrução Normativa nº 04, de 10 de outubro de 2017. “Adequamos inclusive com necessidades solicitadas pelos próprios profissionais, como a mudança do relatório mensal para AIE – Anemia Infecciosa Equina e Mormo do modelo físico para o formato digital, para que fosse mais fácil e prático essa entrega à Adapec”, explicou Isadora Cardoso, palestrante e responsável pelo PESE.  

Todas as mudanças e detalhes mencionados durante o Simpósio em breve poderão ser conferidas no nosso canal do youtube/crmvtocantins.

Ascom CRMV Tocantins
Andressa Figueiredo
Palmas, 10 de agosto de 2023.