Com 59 casos confirmados no Brasil, a Influenza Aviária, que causa prejuízos enormes ao comércio internacional de produtos avícolas e representa risco à população mundial, foi tema de Simpósio on-line organizado pelo CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária, Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins e Secretaria Estadual de Saúde. O evento contou com dois dias de palestras com profissionais renomados do Estado, e cerca de 150 participantes.

A abertura foi realizada na noite de terça, dia 04, pelo médico-veterinário e tesoureiro do CRMV Tocantins Giliarde de Almeida e pelo médico-veterinário e diretor técnico de Inspeção e Sanidade Animal da Adapec Márcio Rezende, que destacaram a importância de debater o assunto com vários profissionais da saúde e interessados no tema. “Nós esperamos que a influenza não se propague no Brasil e não chegue ao Tocantins, mas devemos estar preparados se isso acontecer. E o conhecimento é fundamental neste trabalho de identificação, prevenção e controle”, destacou Almeida.

Em seguida, Márcio Rezende enfatizou que a Adapec tem realizado capacitações para que os servidores, assim que notificados de casos suspeitos, possam agir de forma rápida e eficaz em todo o território tocantinense. “Além dos nossos servidores, estamos realizando reuniões com outras entidades e foi quando surgiu a ideia de realizar o Simpósio, em parceria com o CRMV Tocantins, para que possamos propagar ainda mais as informações sobre a doença”, explicou o médico-veterinário.

A primeira palestra do Simpósio ficou sob a responsabilidade do médico-veterinário e Auditor Fiscal Federal Agropecuário do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Welciton Alves, com o tema “Plano de Vigilância em Influenza Aviária”, destacando as principais ações desenvolvidas pelo Ministério e pelas Superintendências Federais de Agricultura nos Estados. “No dia 15 de maio de 2023, foi detectada pela primeira vez em território nacional, a IA diagnosticada em aves silvestres, mas o que não comprometeu a condição do Brasil como país livre de IAAP para o comércio”, informou.

A médica-veterinária e responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola – Pesa da Adapec Mariana Teles, falou em seguida sobre os “Trabalhos Realizados no Tocantins”, apresentando as ações da Adapec para vigilância e controle de possíveis focos da Influenza. “Já registramos alguns focos suspeitos, mas felizmente nenhum confirmado, e seguiremos nessa vigilância”, comentou, acrescentando que aplicar medidas de segurança nos estabelecimentos avícolas visando limitar a exposição de aves domésticas a aves silvestres, principalmente migratórias e/ou aquáticas, é a principal medida de mitigação de risco para introdução do vírus da influenza aviária no plantel avícola nacional.

Na segunda noite do Simpósio, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 05, a programação do Simpósio começou com a palestra da médica-veterinária Iza de Oliveira, representante da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins, que abordou a ‘Situação Epidemiológica da IAAP no Tocantins: Vigilância Compartilhada e Fluxos de Notificações’. “Estamos preparados e saberemos como agir, mas precisamos que as informações sejam bastante difundidas por todo o território, para que a Adapec ou a SES sejam acionadas e possam atuar de forma rápida”, destacou, acrescentando a importância do evento, que contou com a presença de servidores de vários órgãos e entidades.

Para finalizar o evento, o biológo Ornitólogo da Universidade Federal do Tocantins Túlio Dornas abordou o tema “Aves Migratórias Encontradas Ao Longo Dos Corpos D’água do Tocantins”, mostrando como acontecem as migrações e as inúmeras espécies que as realizam. “Temos aves no Brasil que têm somente 250 indivíduos catalogados, ou seja, que já estão ameaçados de extinção e com a Influenza Aviária podem simplesmente deixar de existir para sempre. São impactos no meio ambiente e na fauna, que vão muito além dos prejuízos econômicos”, alertou.

Também foi compartilhado durante o evento o painel do MAPA para conhecimento sobre a doença e também acompanhamento dos casos confirmados no Brasil. O link para o painel é

Também foram disponibilizados cards explicativos sobre a enfermidade pelo link https://drive.google.com/drive/folders/1Wn5ZlVaaRIlxsmIev2Ks_7Hft1e4-Exs?usp=drive_link.

Doença
A influenza aviária é uma doença de distribuição mundial, com ciclos pandêmicos ao longo dos anos. Além de causar grandes prejuízos ao comércio internacional de produtos avícolas, representa alto risco para a população mundial, já que apresentou alta taxa de letalidade nos humanos infectados com o vírus de influenza tipo A. Altamente contagiosa, a Influenza Aviária afeta várias espécies de aves domésticas e silvestres e, ocasionalmente, mamíferos como ratos, gatos, cães, cavalos, suínos e o homem.

Palmas, 06 de julho de 2023.