Seis de julho é comemorado o Dia Mundial das Zoonoses e o CRMV Tocantins parabeniza todos os profissionais da saúde, sobretudo os médicos-veterinários, que atuam na prevenção e controle das zoonoses, doenças que podem ser transmitidas dos animais para o homem. Estima-se que 60% das doenças infecciosas humanas e 75% das novas doenças que infectaram os seres humanos nas últimas décadas, tiveram origem nos animais, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde.

Isto porque as doenças sofrem mutações e migram de uma espécie hospedeira para outra, se espalhando na população humana. No Brasil as principais zoonoses são: Raiva, Leptospirose, Leishmanioses, Toxoplasmose, Esporotricose, Febre Amarela, Dengue, Malária, Doença de Chagas, e recentemente a Febre Maculosa também ganhou destaque nacional.

Para a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca, o médico-veterinário é um dos atores mais importantes na prevenção e no combate à zoonoses. “Ele atua identificando as doenças nos animais e orientando tutores a adotar a melhor forma de agir. Ele também notifica os órgãos oficiais de saúde para o controle das doenças. Além disso, o médico-veterinário também trabalha pela produção e qualidade dos alimentos que a sociedade consome, e em laboratórios produzindo vacinas contra as doenças”, explicou a presidente, reforçando o papel fundamental do profissional para o desenvolvimento da humanidade no aspecto cientifico, nutricional e sanitário, atuando de forma contundente no conceito de saúde única (saúde animal, saúde humana e meio ambiente).

Data
O dia 06 de julho foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em alusão a primeira vacina contra raiva aplicada em um garoto de 9 anos, pelo cientista Louis Pasteur, em 1885, na França. De lá para cá, a ciência evoluiu bastante e os médicos-veterinários têm papel crucial neste cenário globalizado e de combate às enfermidades.

Ascom CRMV Tocantins
Palmas, 06 de julho de 2023.