A presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca concedeu entrevista ao site Atitude de Gurupi, em matéria que denuncia o descarte incorreto de vacinas contra brucelose e aftosa. O fato aconteceu na cidade de Gurupi, 215 km de Palmas, onde foram encontrados vários sacos com vacinas em um lote baldio.

Na matéria, Márcia ressalta a importância do descarte correto de vacinas, já que os mesmos podem contaminar o meio ambiente e o homem. Confira a matéria abaixo e a fala da presidente:

[Morador denuncia descarte irregular de vacinas contra aftosa e brucelose na zona urbana de Gurupi

O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e Adapec comentaram sobre o caso.  “Esse tipo de descarte também contamina o meio ambiente e todo o material descartável deve ser entregue em um local autorizado para recebê-lo, para a destinação de disposição ambientalmente adequadas”, comentou a presidente do CRMV, Márcia Helena da Fonseca .

por Wesley Silas

No início da noite desta segunda-feira, 16, o vendedor Amilton Sousa estava fazendo uma caminhada no setor Jardim América em Gurupi quando se deparou com uma grande quantidade de vacinas contra aftosa e brucelose descartada próximo a calçada da Avenida. “É um local que algumas pessoas estão utilizando para descartar lixo e tem muito lixo como resto de sofás e hoje me deparei com as vacinas jogadas em sacos de estopas e em um saco preto, algumas das vacinas estavam estouradas no meio da Rua, o que eu considero como um perigo”, disse Amilton.

A médica-veterinária e presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Márcia Helena da Fonseca comentou sobre a importância do descarte correto das vacinas e sobre os riscos aos seres humanos.

“Por serem empregadas as vacinas de brucelose são elaboradas, em temperatura refrigerada entre 2°C e 8ºC, com as amostras B19 e RB51,  são patogênicas para os seres humanos, é fundamental que os responsáveis pela vacinação tenham um roteiro com indicações adequadas à realização desse procedimento e que sejam tomados todos os cuidados para a proteção pessoal, com uso de Equipamentos de Proteção Individual e de Proteção Coletiva (EPI/EPC) e o descarte correto desse material. A mesma temperatura deve ter a vacina de febre aftosa para sua conservação”.

Márcia Helena alertou ainda sobre o perigo de contaminação do meio ambiente. “Esse tipo de descarte também contamina o meio ambiente e todo o material descartável deve ser entregue em um local autorizado para recebê-lo, para a destinação de disposição ambientalmente adequadas. É muito importante fazer a comunicação desse descarte inadequado a Adapec, uma vez que a mesma é responsável pela defesa agropecuária no Estado do Tocantins”, disse.]

A matéria na íntegra pode ser conferida no link  https://www.atitudeto.com.br/noticias/morador-denuncia-descarte-irregular-de-vacinas-contra-aftosa-e-brucelose-na-zona-urbana-de-gurupi/.

Palmas, 17 de maio de 2022.