Com 32 anos de atuação na zootecnia, Marco Antônio Pitondo é um profissional apaixonado pelo que faz, engajado pela melhoria da cadeia produtiva do leite, e que se considera feliz e realizado na profissão que escolheu. Ele é o entrevistado da campanha do Dia do Zootecnista de 2022 do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins, valorizando a classe e a atuação dos profissionais que atuam no Estado.

“Me orgulho de fazer parte de uma profissão que nos permite criar, produzir e melhorar vários tipos e espécies animais, não só para levar alimento à população, mas também para a preservação da fauna”, explica o profissional, que nasceu no estado de São Paulo e cresceu numa casa dentro de um laticínio, e viu seu pai trabalhar por 35 anos para uma grande empresa do ramo.

E foi acompanhando o pai, que ele se interessou por laticínios e pela zootecnia. Estudou e formou-se em Minas Gerais pela Escola Superior de Agricultura de Lavras. Morou em 23 cidades em oito estados diferentes, mas em 1998, escolheu o Tocantins para chamar de lar. Há onze anos presta assessoria para dez laticínios da região, além de representar legalmente a empresa Cremolat na cidade de Bernardo Sayão, e ser presidente da Câmara Setorial do Leite do Tocantins. “Desde que me formei, atuo na área. Trabalhei por oito anos no Grupo Vigor no Estado de São Paulo, dez anos como consultor de empresas na área administrativa e de qualidade no Estado do Tocantins, Pará e Maranhão, onde atendi 54 empresas de laticínios e dez frigoríficos pela minha empresa MAP-BeLaFeRa, além disso também sou consultor do Sebrae”, diz o profissional sobre sua experiência na área.

Segmento que promete crescer ainda mais, sobretudo na região Norte do País que é muito próspera para profissionais do agronegócio. “Nossa profissão tem um leque muito grande de atividades e o Tocantins é um estado muito promissor, por ter características bioclimatológicas muito boas para o crescimento do setor agropecuário e agroindustrial”, pontuou Pitondo.

Para atender essa crescente demanda, as faculdades do Tocantins investem em cursos para o mercado cada vez mais exigente e técnico. Somente na zootecnia, são quatro cursos em Araguaína e Palmas, formando novos profissionais que ajudarão os produtores e empresários na criação de animais e produção de alimentos, com mais eficiência e sustentabilidade, por exemplo. “Aos novos e novas zootecnistas eu digo para se especializarem no que mais gostam dentro da profissão, sejam profissionais éticos, aprendam com os possíveis erros que possam vir a ter”, comentou.

Para os profissionais que ainda não atuam na área, Pitondo garante que é uma crise que atinge todos os profissionais na busca pelo sustento. “No momento passamos por crise até de âmbito mundial, mas nosso País é sem dúvida o mais promissor no nosso ramo de trabalho, seja para homens ou mulheres da agronomia, zootecnia ou veterinária. Tenham fé e esperança, se preparem bem, levem todo seu novo conhecimento tecnológico e compartilhem com os mais experientes, troquem ideias, sua valorização profissional com certeza virá com o tempo. E se precisarem de alguma coisa contem com um zootecnista um pouquinho mais velho e experiente”, finalizou Pitondo a entrevista de forma espontânea, sem saber, levantando o mote da campanha nacional de valorização da profissão: ‘Conte com o zootecnista’

Campanha
Com o slogan ‘Conte com o Zootecnista’, a campanha começou dia 13 de maio e seguirá até 30 de junho, quando serão veiculadas peças publicitárias para mostrar as diferentes áreas de sua atuação e a importância desse profissional para o agronegócio, para a sociedade e para o meio ambiente. Neste ano, a campanha destacará como o zootecnista desenvolve tecnologia no campo, trabalhando no melhoramento genético dos animais, gerenciando práticas de manejo que proporcionem o bem-estar dos animais, além de ser o responsável por elaborar uma nutrição balanceada, que atenda às necessidades de cada espécie.

Palmas, 18 de maio de 2022.