Nos dias em que se intensifica o debate acerca da Raiva por conta do Dia Mundial de Luta contra a Raiva celebrado dia 28 de setembro, está sendo realizado em Palmas a Semana Estadual da Raiva Humana e Animal, com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e combate à doença. Os membros da Comissão de Saúde Única do CRMV Tocantins Rogério Bezerra, Carina Graser e Iza Alencar estão participando do evento, que acontece no auditório do Palácio Araguaia, e também conta com programação on-line, entre os dias 26 e 28.

A abertura da Semana Estadual aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 26, e Bezerra, que também é conselheiro, discursou representando a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca. “É uma satisfação participar deste evento, que dará entendimento a todos da capacidade letal desta doença tanto para animais quanto para humanos”, disse o médico-veterinário.

A programação da Semana continua com Webinários na quarta, dia 27, das 10h30m às 12h – Raiva em herbívoros: suspeição, notificação, coleta e envio de amostras, com o médico-veterinário da Adapec César Romero. Link de transmissão Youtube ETSUS Tocantins:

 https://www.youtube.com/watch?v=zvpVrx99juQ

Já na quinta, dia 28, será a vez dos  médicos-veterinários Iza Alencar (SES-TO) e Raydleno Mateus (Adapec) com o tema “Cenário da Raiva Humana e Animal no Tocantins, às 13h. Link de transmissão Youtube ETSUS Tocantins:  https://www.youtube.com/watch?v=xeoL37Aujpc

 

Raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

Ascom CRMV Tocantins
Palmas, 26 de setembro de 2023. 
Andressa Figueiredo