A equipe de fiscalização do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins esteve entre os dias 18 a 22 de setembro, na região central do Estado, nas cidades de Paraíso, Pugmil, Pium e Chapada de Areia. Ao todo, 71 estabelecimentos foram visitados pelos fiscais que registraram 11 Termos Circunstanciados, 57 Termos de Constatação e três Autos de Infração.

Também foi realizada fiscalização em uma granja da região, checando suas instalações e atividades de prevenção da IAAP – Influenza Aviária de Alta Patogenicidade. A visita foi realizada em parceria com funcionários da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, órgão que recentemente assinou um Termo de Cooperação Técnica com o Conselho, para a realização de ações em conjunto. Com a operação, outros 33 estabelecimentos de aviculturas foram informados sobre os procedimentos de segurança, por meio da sua RT a médica-veterinária Renata Fernanda Fernandes.

Segundo a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca, a diretoria tem fortalecido as visitas e orientações aos profissionais e empresas, além de fechar novas parcerias para intensificar ações em conjunto com outros órgãos e entidades e isso tem surtido excelentes resultados. “Todas essas atividades que estamos desenvolvendo fortalecem e valorizam as classes. Resultado disso, temos recebido um registro significativo de ARTs e todos ganham com isso, inclusive a sociedade que recebe serviços e produtos resguardados por profissionais gabaritados, que são os médicos-veterinários e zootecnistas”, explicou a presidente.

Confira abaixo os estabelecimentos fiscalizados nesta região:
03 Leilões
11 Casas agropecuárias
04 Clínicas Veterinárias
01 Sindicato Rural
01 Frigorífico
06 industrias
02 Distribuibores/entrepostos
34 Aviculturas
02 Prefeituras
01 ONG
01 Abatedouro Avícola
01 Banho e Tosa Sec. Mun. de Saúde
01 Pet Shop
01 Dedetizadora
01 Laticínio

Palmas, 27 de setembro de 2023.