Com o slogan “Medicina Veterinária: é ciência, é medicina, é agro, é única e vai além”, o sistema CFMV/CRMVs está em campanha em alusão ao mês do Médico-veterinário e como parte da ação, o CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins está entrevistando profissionais que atuam no Estado e fazem a diferença no conceito Saúde Única (animal, homem e meio ambiente). O objetivo é valorizar a profissão e mostrar para a sociedade que médicos-veterinários vão muito além de cuidar somente da saúde dos animais.

Ketren Carvalho Gomes é prova desse conceito. Ela atua na Vigilância em Saúde no Centro de Controle de Zoonoses, em Araguaína, cidade localizada a 380 km de Palmas. O Centro de Controle de Zoonoses é peça chave na proteção da Saúde Pública, já que monitora, previne e controla doenças zoonóticas, ou seja, que podem ser transmitidas dos animais para os homens, como raiva, leptospirose e leishmaniose.

Veja a entrevista abaixo e conheça essa profissional da Saúde tão importante para nosso Estado:

CRMV Tocantins – Como ocorreu a escolha pelo curso de medicina veterinária e onde fez faculdade?
Ketren Gomes – A escolha pelo curso de medicina veterinária ocorreu pela diversidade de áreas de atuação que oportuniza no mercado de trabalho.
Sou natural de Araguaína -TO e cursei medicina veterinária no meu município de origem, onde trabalho e vivo. Um mês após a conclusão do curso, surgiu a minha primeira oportunidade de emprego e desde então, exerço minha profissão atuando na área de saúde pública. Tenho orgulho de fazer parte de todo esse processo de construção, de conquistar um espaço numa área que até então haviam poucos médicos veterinários atuando. Quão fundamental e importante é ser um profissional que atua na Saúde Única. Foram muitos desafios, mas a dedicação e a paixão pela profissão foram fundamentais para superá-los.

CRMV Tocantins – Quando formamos, idealizamos como gostaríamos que nossa carreira fosse. Você pode dizer que alcançou o que desejava naquela época?
Ketren Gomes – Atualmente, me sinto realizada com a profissão que escolhi. Gosto de desafios, e atuar na Saúde Pública é se desafiar constantemente, é se superar, é conduzir as respostas às demandas de serviço com uma visão ampla, de forma que se integre a saúde humana, animal e ambiental.

CRMV Tocantins – Fale um pouco do seu trabalho hoje, o que faz e qual seu maior desafio?
Ketren Gomes – Atuo especificamente na vigilância em saúde/controle de zoonoses há 22 anos. É muito gratificante poder contribuir nas ações de vigilância e controle das endemias/zoonoses no local de atuação. Desafios e responsabilidades se unem ao querer fazer a diferença para prestar um serviço de qualidade.

CRMV Tocantins – O que mais te encanta na medicina veterinária?
Ketren Gomes – O fato do campo de atuação ser muito amplo, abrindo um leque de oportunidades e possibilidades sempre me encantou.

CRMV Tocantins – Como você vê o mercado de trabalho para médicos-veterinários no Tocantins?
Ketren Gomes – O campo de atuação da medicina veterinária vem crescendo junto com o Estado. Novas oportunidades vêm surgindo, prova disso é que o Tocantins acolhe muitos colegas oriundos de outras regiões.

CRMV Tocantins – O que você gostaria de falar para todos os recém-formados na área?
Ketren Gomes – Aos recém-formados, saibam que a medicina veterinária é um curso gratificante, e que a dedicação, comprometimento, responsabilidade e ética são fundamentais para o exercício da profissão. E tudo que é executado com amor, resulta em um produto final de qualidade.