Representando o CRMV Tocantins, a presidente Márcia Helena da Fonseca participou nos dias 24 e 25 de novembro, da 4ª Câmara Nacional de Presidentes – CNP do sistema CFMV, em Cuiabá – Mato Grosso. Na pauta do encontro, ações de interesse e fortalecimento das profissões, como a qualidade do ensino superior, a nova cédula de identidade profissional e as propostas de posicionamento estratégico, como a unificação de missão, visão e valores, e de marca única do Sistema. A próxima CNP acontecerá em março em Mato Grosso do Sul.
Um dos destaques do evento, foi a apresentação pela Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV) de levantamento sobre a quantidade e qualidade dos cursos, que resultou na elaboração da Carta de Mato Grosso em defesa da formação superior de excelência. O objetivo é abrir diálogo com o Congresso Nacional e com o MEC – Ministério da Educação sobre o tema. A comissão recomendou a abertura de ação civil pública solicitando a suspensão da abertura de novos cursos de Medicina Veterinária e a paralisação da oferta de novas turmas em instituições com conceito inferior a nota 3 no Enade.
De acordo com Márcia Helena, as CNPs são sempre muito produtivas. “É muito enriquecedor participar dos encontros do CFMV, com decisões e deliberações muito relevantes para o fortalecimento das profissões médica-veterinária e zootecnista e para o serviços de excelência dos Conselhos”, disse durante o evento.
Com informações do CFMV
Palmas, 28 de novembro de 2022.