Maio é celebrado como o mês do zootecnista e o CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins está homenageando os profissionais que trabalham e valorizam a classe no Estado. Pessoas como a zootecnista e coordenadora do curso de Zootecnia da Unicatólica Kedma Nayra da Silva Marinho, que de origem humilde viu na educação uma chance de poder transformar sua história.

História marcada por muita garra, foco e determinação, onde desistir dos planos para a carreira nunca foi uma opção. “Sempre desejei ser uma profissional de respeito e conquistar os meus sonhos pessoais e profissionais através da zootecnia. Posso dizer que alcancei mais do que eu desejava na época, e que sonhos são realizados e transformados a cada dia, com isso, a Zootecnia continua e continuará me possibilitando realizar sonhos e a ser agente transformador de vidas”, comenta a zootecnista, que tem a linda missão de receber os acadêmicos, instruí-los, apoiá-los e encorajá-los.

Assim como fizeram com ela durante o curso e ao final dele, com professores apaixonados e comprometidos. Dois destes, tiveram um papel crucial na sua jornada acadêmica. No último semestre da Faculdade, Kedma encontrou no professor Drº Alencariano Falcão incentivo e apoio para que fizesse mestrado e ao finalizar o curso de zootecnia, a professora zootecnista Dra Kênia Ferreira, na época coordenadora de curso, deu aquele empurrãozinho, oferecendo o cargo de professora na modalidade “convidada” das disciplinas de Física e Matemática. O destino estava traçado e Kedma se realizaria como profissional nos corredores da faculdade em que se formou.

“No começo tive medo de aceitar o convite, afinal seria minha primeira experiência na docência. Após um semestre como professora convidada e no mestrado, surgiu a oportunidade de assumir o cargo de professora substituta para as disciplinas de Genética e Melhoramento Genético Animal, onde permaneci por três semestres, ministrando as disciplinas que meu orientador foi responsável. Imaginem o orgulho de ter tido essas experiências incríveis na Faculdade da minha formação e a gratidão que sinto. Tudo isso para dizer que no caminho em que percorremos temos sempre pessoas que acreditam em nosso potencial, às vezes até mais do que nós”, disse.

E é com esse zelo, dedicação e orgulho que Kedma segue buscando ser exemplo de profissional competente em tudo que se propõe fazer. “O maior desafio na área é primeiro entender a importância da formação para o desenvolvimento do agronegócio, onde a zootecnia reúne um amplo campo de saberes com atuação sistêmica em diferentes cadeias produtivas”, pontuou, acrescentando que o setor está cada dia mais exigente e demandando de profissionais capazes de atuar em diferentes segmentos da cadeia produtiva.

Cadeia produtiva que no Tocantins, segundo Kedma, tem grande potencial para o desenvolvimento das atividades agropecuárias. Além de ser forte na criação de gado, o Estado também se destaca na capacidade de produção de leite, na piscicultura, na apicultura, na criação de ovinos, caprinos e de aves. “O Estado enfrenta o desafio de fortalecer a produção e a produtividade, o que reflete a necessidade de profissionais zootecnistas para atuarem nos mais diversos setores da agropecuária, investindo assim em mão de obra qualificada, a fim de desenvolver suas atividades profissionais e contribuir na resolução de problemas locais e regionais”, destacou, acrescentando que os profissionais devem ser resilientes e investir no autodesenvolvimento ao longo da carreira. “Levem a zootecnia com muito amor, deem sempre o seu melhor, busquem as oportunidades, sejam corajosos, determinados e felizes nas escolhas. Fé, foco e muita determinação serão importantes para que alcancem o almejado sucesso profissional”, finalizou a zootecnista.

Ascom CRMV Tocantins
Palmas, 31 de maio de 2023
Andressa Figueiredo