A data 13 de maio é comemorada em todo o País como o Dia do Zootecnista e o CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária – Tocantins aproveita a oportunidade para apresentar à sociedade e aos colegas, profissionais que atuam na região e fazem acontecer, como Daniel Albernaz. A ação faz parte da campanha do sistema CFMV/CRMV’s, que este ano tem como tema “Zootecnista: cuidando da sustentabilidade do Brasil”.

Sustentabilidade: equilíbrio entre produção e preservação do meio ambiente. Algo que é inerente à atuação do zootecnista, seja no manejo, na nutrição ou na prevenção. E foi a nutrição de animais silvestres que encantou Daniel Albernaz, há 11 anos quando se formou e se especializou na área. Brasiliense, formado pela Universidade Estadual de Goiás, mudou para o Tocantins recém saído dos bancos acadêmicos, e a princípio atuou com confinamento de bovinos de corte, na cidade de Gurupi, a 280 km de Palmas.

Em 2012, Albernaz resolveu prestar concurso público, passou e foi chamado em 2013 para assumir o cargo de extensionista rural no Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins. Há nove anos, ele recebeu o convite para integrar o quadro do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, onde está até hoje, responsável pela nutrição de animais selvagens. “Sempre fui apaixonado por animais, a parte da nutrição, manejo e poder trabalhar com várias espécies me despertou fascínio pela zootecnia”, diz Albernaz, que é apaixonado pelo faz.

Paixão essa que deve ser nutrida também, com muito estudo e novas experiências. “A capacitação e reciclagem devem ser constantes, pois precisamos aprender sempre mais. Analisando minha vida profissional me sinto muito realizado, porém sempre aberto para novos desafios também”, conta o profissional, que acredita ser essa a maior adversidade da profissão. “Hoje não podemos pensar somente na formação acadêmica para entrar no mercado de trabalho. Especialização, capacitação e experiência engrossam a possibilidade de ingressar no ramo”, pontua.

Atividade que está cada vez mais exigente, mas que é fascinante, garante Albernaz. “O que mais me encanta é o fato de poder observar o resultado do meu trabalho e contribuir com a melhoria da produção do nosso País. O zootecnista hoje é imprescindível em qualquer sistema de produção e no Tocantins este setor tem crescido muito. O profissional capacitado sempre terá portas abertas em qualquer empresa ou propriedade”, diz, acrescentando que as possibilidades de atuação são inúmeras. “O mercado de trabalho é muito abrangente e o profissional formado em zootecnia pode atuar também em zoológicos, centros de triagem de animais silvestres, em indústrias de produtos de origem animal, empresas agropecuárias, em planos de manejo ligados à fauna, entre outros locais”.

Para quem está entrando agora neste setor, Albernaz deixa seu exemplo de profissional fascinado e uma dica: “Estude bastante, se capacite e conheça o mercado de trabalho em que está entrando. A profissão de zootecnista é maravilhosa e de suma importância para produção nacional, por isso seja o profissional que o mercado procura”, finalizou.

Histórico
O Dia do Zootecnista é comemorado em 13 de maio pois foi nesta data, em 1966, que ocorreu a aula inaugural do primeiro curso superior de Zootecnia do Brasil, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), na cidade de Uruguaiana – Rio Grande do Sul.

Palmas, 12 de maio de 2023.