O CRMV Tocantins alerta sindicatos e organizadores de eventos agropecuários para a obrigatoriedade do registro do Responsável Técnico para a realização de feiras, leilões e exposições, de acordo com a Resolução nº 683, de 16 de março de 2001. O RT é o profissional capacitado, seja prestador de serviço autônomo ou empregado, que responde técnica, ética e legalmente pelos atos profissionais e pelas atividades peculiares à Medicina Veterinária ou Zootecnia, exercidas pelas empresas/instituições nas quais atua.

A presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca explica que o RT é de suma importância, resguardando o bem-estar e a saúde dos animais nos eventos, por exemplo. “O Conselho tem como finalidade fiscalizar o exercício profissional e também orientar, supervisionar e disciplinar as atividades relativas à profissão. Diante disso, visando a saúde única e a valorização profissional, o CRMV Tocantins reforça a necessidade da presença do médico-veterinário ou zootecnista nos eventos agropecuários, atendendo as resoluções e legislações”, destacou, acrescentando que a partir de agora os eventos se intensificam no Estado.

São os RT’s que apresentam ao CRMV a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica. Vale destacar que o RT também deve estar presente, por exemplo, nas indústrias de carne, supermercados, biotérios, zoológicos, pet shops, casas agropecuárias, entre outros.

Palmas, 16 de maio de 2023.