O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Tocantins e a Comissão de Bem-estar Animal vem a público repudiar as recentes declarações feitas pela ONG Mercy for Animals Brasil, depreciando toda a cadeia produtiva de leite no Brasil.

O vídeo, apresentado pelo ator Márcio Garcia, tem viés sensacionalista e falta com a verdade quanto à produção de leite no País, desrespeitando produtores, trabalhadores, e profissionais de medicina veterinária e zootecnia que atuam e defendem a produção e comercialização de produtos de origem animal, sempre resguardando o bem-estar e a saúde animal, a saúde humana e protegendo o meio-ambiente.

O CRMV Tocantins, representando todos os médicos-veterinários e zootecnistas, reafirma o compromisso dos profissionais com o conceito de saúde única, em prol da tríade: saúde animal, saúde humana e meio ambiente, trabalhando e defendendo práticas sustentáveis e éticas em todo o setor agropecuário.

Vale ressaltar que casos de maus-tratos contra animais, no campo ou na cidade, estão sendo combatidos em todo o Brasil, com o aumento de penas e punições contra seus malfeitores. As denúncias devem ser realizadas nas Delegacias de Polícia ou Ministério Público, e se houver envolvimento de médicos-veterinários e zootecnistas, aos Conselhos Regionais, que irão investigar e punir os profissionais pela sua conduta antiética.

Diante disso, percebe-se que em nenhum momento, o vídeo se preocupa em  denunciar onde ocorrem os maus-tratos contra os animais, mas generaliza e desqualifica a cadeia produtiva brasileira de leite, que hoje ocupa o terceiro lugar no ranking mundial.

O CRMV Tocantins alerta a comunidade em geral para que busque  informações confiáveis, embasadas em ciência, pesquisa e conhecimento técnico para sua instrução sobre a produção de leite no Brasil. Produção esta fundamental para o desenvolvimento econômico do País e que segue uma série de exigências ligadas à sanidade, segurança alimentar e bem-estar animal.

CRMV Tocantins