A médica-veterinária e representante da Comissão de Bem-estar Animal  Candice dos Santos e o médico-veterinário e assessor técnico Filipe Carrilho participaram na manhã desta quarta-feira, dia 30 de agosto, de reunião com comerciantes, produtores e representantes do município de Santa Rita, a 139 km de Palmas. Na pauta do encontro, que aconteceu na UBS- Unidade Básica de Saúde, a implementação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, que irá garantir mais segurança alimentar e qualidade aos produtos de origem animal produzidos e comercializados na cidade.

Na ocasião, Candice e Carrilho falaram para os presentes sobre a implementação do Serviço, sobre as atribuições do Conselho e a importância do registro dos estabelecimentos e do responsável técnico. “O RT fica responsável por instruir os produtores e comerciantes a seguir padrões de higiene, boas práticas de produção e legislação específica, contribuindo para prevenir doenças transmitidas por alimentos e assegurar a integridade dos produtos que chegam à mesa dos consumidores”, comentou, acrescentando que o RT também trabalha pelo cuidado com o meio ambiente e à sustentabilidade da produção animal.

Segundo a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca, o Conselho tem realizado diversas reuniões com as prefeituras e vigilâncias para auxiliar na implantação dos Serviços de Inspeção nos municípios. “Ficamos muito satisfeitos e felizes em acompanhar mais uma vitória que é a implantação do SIM em Santa Rita. O Serviço é extremamente importante para a segurança alimentar da população e para a valorização dos profissionais inscritos no Conselho”, explicou Márcia Helena.

Também participaram da reunião, o responsável técnico da Prefeitura de Santa Rita Miguel Morosini Junior, a Coordenadora da Vigilância Sanitária de Santa Rita Lucélia Borges Lima, e o médico-veterinário Thiago de Sousa.

Doenças
As doenças transmitidas por alimentos de origem animal, também conhecidas como doenças transmitidas por alimentos (DTAs) ou intoxicações alimentares, são causadas pela ingestão de alimentos contaminados por microorganismos patogênicos, toxinas ou substâncias químicas prejudiciais. Alguns exemplos de doenças transmitidas por alimentos de origem animal incluem a salmonelose,  toxoplasmose, brucelose, entre outros.

A prevenção dessas doenças envolve a manipulação, preparação e cozimento adequados dos alimentos, bem como a garantia de padrões de higiene rigorosos ao lidar com produtos de origem animal.

Palmas, 30 de agosto de 2023.