A diretoria do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins está comemorando recorde histórico no número de registros de ART’s – Anotação de Responsabilidade Técnica. Ao todo, foram 720 documentos homologados para médicos-veterinários e zootecnistas atuarem em estabelecimentos no ano de 2023 no Tocantins.

O número expressivo é reflexo das ações de orientação e fiscalização realizadas nos últimos anos pela gestão do Conselho, corroboradas pelo engajamento dos profissionais e empresas no processo de regularização. “As ações contínuas do Conselho, buscando sensibilizar e guiar os profissionais e empresas surtem muito efeito e os números comprovam isso. Este trabalho gera emprego, garante maior qualidade nos serviços prestados pelos profissionais e assegura o cumprimento das normativas vigentes”, destacou a médica-veterinária e presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca sobre a importância deste marco.

As fiscalizações atendem um cronograma planejado pelo setor para o ano, firmando o compromisso contínuo com a promoção da ética e legalidade no exercício das atividades profissionais, atendendo as legislações. Em 2023, foram registradas 707 visitas da equipe de fiscalização do Conselho em estabelecimentos, como clínicas veterinárias e granjas, além de prefeituras. Destas visitas, 515 resultaram em Termos de Constatação, 97 Termos de Fiscalização, 93 Autos de Infração, além de duas fiscalizações remotas, 194 orientações técnicas e diversas reuniões com órgãos públicos.

“Não podemos deixar de mencionar as reuniões com a Secretaria Estadual de Saúde e diversos municípios para conscientizar os gestores sobre a importância do médico-veterinário, seja no Serviço de Inspeção Municipal, seja no Centro de Controle de Zoonoses, dois órgãos com papeis fundamentais para a Saúde Pública”, pontuou a presidente Márcia Helena, acrescentando que para 2024, o Conselho pretende superar os números alcançados em 2023, e fortalecer ainda mais as ações de valorização das classes e da ética, protegendo profissionais e também a sociedade.

Palmas, 30 de janeiro de 2023.