Com números expressivos de fiscalização, orientação técnica, homologação de ARTs e atendimentos aos profissionais, o CRMV Tocantins enfatiza a evolução e prova que os investimentos realizados ao longo do ano de 2023 compensaram. Os indicadores do balanço anual foram apresentados à Diretoria e conselheiros na primeira plenária de 2024 e refletem o compromisso do Conselho com a excelência, a ética e o fortalecimento das classes médica-veterinária e zootecnista.

Comprometimento que vai desde a orientação dos profissionais sobre as normativas e legislações vigentes, até realização de cursos e seminários para médicos-veterinários e zootecnistas. Ao todo, foram realizadas 194 orientações técnicas, oferecendo um suporte qualificado aos profissionais e empresários, visando garantir eficiência, qualidade e total conformidade com a legislação brasileira.

Outra função do Conselho, a fiscalização do exercício profissional legal alcançou a impressionante marca de 707 visitas, cobrindo 61 municípios do Estado, e resultando em 515 Termos de Constatação, 97 Termos de Fiscalização e 93 Autos de Infração. “As fiscalizações geram empregos e fortalecem as classes e podemos comprovar isso com o aumento expressivo no registro de ARTs – Anotação de Responsabilidade Técnica. Batemos recorde em 2023 com 720 documentos homologados, destacando o engajamento de profissionais e empresas em se regularizarem junto ao Conselho”, explicou a presidente Márcia Helena da Fonseca.

Os atendimentos realizados por diversos setores do CRMV Tocantins também registraram crescimento e merecem destaque. No setor de Registro foram 1.098 atendimentos via Whats App, 257 por e-mails e 80 presenciais, que resultaram no registro de 519 novos profissionais e 67 novas empresas. No setor Financeiro, foram contabilizados 485 atendimentos via Whats e 416 via e-mail, com a negociação de 247 termos de acordo (parcelamento), e 217 entradas imediatas.

No campo das Ações Institucionais, o Conselho participou de várias reuniões técnicas, visando prestar orientações a outras entidades, como prefeituras e secretarias de saúde sobre as normativas e a importância do profissional para o desenvolvimento de ações. Também foram realizados dois seminários, Simpósio de Influenza Aviária, Curso de Resenha e Pelagem, Seminário de Orientação Profissional, 33 representações em eventos de instituições parceiras, além da assinatura de Termo de Cooperação Técnica com a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária. “Fechamos grandes parcerias com instituições fundamentais para o fortalecimento das nossas atividades. Também ministramos sete palestras técnicas e realizamos treinamentos de colaboradores, sempre focados na excelência do serviço”, pontuou a presidente, acrescentando que a meta para 2024 é bater novos recordes, ratificando o compromisso do Conselho com a ética profissional, fortalecimento das classes e proteção da sociedade.

Palmas, 31 de janeiro de 2023