A Diretoria do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins oficiou a Prefeitura de São Valério do Tocantins e solicitou a retificação do Edital 001/2024, que não prevê vaga para médico-veterinário no concurso para o município. O Edital foi publicado no último dia 15 de fevereiro.

O documento do CRMV Tocantins ressalta a importância e obrigatoriedade legal do exercício do médico-veterinário nos municípios, seja no SIM- Serviço de Inspeção Municipal, ou na Vigilância Epidemiológica, como garantia da qualidade dos serviços e produtos de origem animal destinados ao consumo humano, da segurança dos animais e da saúde pública como um todo.

“Várias atividades são privativas do médico-veterinário e garantem a saúde e bem-estar dos animais, além de resguardar a saúde pública e proteger o meio-ambiente. É um profissional fundamental para a administração pública no desenvolvimento de ações focadas na tríade Saúde Única e esperamos que o Edital de São Valério seja retificado o mais breve possível, corrigindo esse erro”, explicou a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca.

O Conselho tem trabalhado pela valorização da classe médica veterinária, a exemplo da parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, para conscientizar as Prefeituras na implantação dos Serviços de Inspeção Municipal. “Faz parte do papel de órgão consultivo e orientador e vamos continuar cobrando para que os gestores cumpram o que determina a legislação brasileira”, pontuou Márcia Helena.

Palmas, 26 de fevereiro de 2024.