CRMV Tocantins encontra graves inconformidades em fiscalização em Itacajá
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins – CRMV TO realizou uma diligência técnica no município de Itacajá, região do Jalapão, após receber denúncias de irregularidades. A inspeção teve como objetivo avaliar a atuação dos profissionais e as condições estruturais e operacionais, com foco na vigilância epidemiológica e no serviço de inspeção em um abatedouro local.
Durante a fiscalização, conduzida pelo fiscal e acompanhada pelo assessor técnico do Conselho, foram constatadas diversas falhas na estrutura mínima necessária para a prestação de serviços de qualidade à população. O estabelecimento foi autuado pela equipe do CRMV Tocantins, que confirmou que as condições encontradas também estão em desacordo com as legislações vigentes dos Ministérios da Agricultura e da Saúde, podendo representar um grave risco à saúde pública.
A presidente do CRMV Tocantins, Márcia Helena da Fonseca, afirmou que as informações, fotos e dados coletados durante a diligência serão incluídos em um relatório que será encaminhado aos órgãos reguladores competentes, como o Ministério Público Estadual, para que sejam tomadas as providências necessárias. “Todas as fiscalizações destacam nosso compromisso contínuo com a saúde pública e o bem-estar animal. As inconformidades que encontramos mostram a importância do nosso trabalho e o impacto direto que temos na sociedade,” explicou a presidente, ressaltando que em 2024 o CRMV Tocantins bateu recordes no número de fiscalizações.
Ascom CRMV Tocantins
Palmas, 23 de dezembro de 2024