A pedido de médicos-veterinários da região Sul do Estado, estão abertas as inscrições para o Curso de Resenha, Legislação, Pelagem, Coleta de Material para Exame de AIE e Mormo, na cidade de Gurupi, a 214 km de Palmas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo link https://forms.gle/fu9NTBQ4M84JzL446. O curso gratuito e presencial será ministrado nos dias 12 e 13 de março, em locais ainda a serem definidos na cidade.

A capacitação é organizada pela Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, em parceria com o CRMV Tocantins – Conselho Regional de Medicina Veterinária e atende à uma exigência estadual, para profissionais com interesse em realizar ou manter a habilitação nos Programas Estadual e Nacional de Sanidade dos Equídeos.

A programação conta com aulas teóricas e práticas de temas diversos que envolvem a AIE e o Mormo, doenças que causam grandes impactos econômicos aos criadores de animais, tendo em vista que se positivos, os equídeos devem ser sacrificados. “São as enfermidades mais importantes sobre o ponto de vista sanitário e econômico  para  a equideocultura,  por não possuírem vacinas  e/ou tratamento eficazes. O médico-veterinário entra nesse cenário sendo peça chave para o correto diagnóstico, controle e prevenção dessas doenças e esta capacitação dos profissionais que estão na linha de frente é totalmente imprescindível”, comentou a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca, sobre o Curso.

Entenda
A Anemia Infecciosa Eqüina ou AIE é uma doença de evolução lenta causada por um vírus que ataca os cavalos, jumentos, burros e mulas de qualquer idade. Não existe cura nem tratamento contra a enfermidade, por isso, a prevenção e a conscientização são as maneiras mais eficazes de combatê-la.

Já o mormo é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida ao homem, colocando em risco a Saúde Pública. É infectocontagiosa e causada pela bactéria Burkholderia mallei que acomete primeiro os equídeos (cavalos, burros e mulas). Aos humanos é transmitida pelo contato com animais infectados e pode ter evolução grave, levando a pessoa a óbito.

Programação:

Aula teórica
Local: A definir
08:00 – Abertura
08:30-09:30- Palestra de ética – Palestrante: M.V e assessor técnico Filipe Carrilho. (CRMV TO)
09:30-10:00- Legislação Instrução normativa n°04 e n°10  -Palestrante: M.V Isadora Mello Cardoso – Responsável Técnica do PESE.(ADAPEC)
10:00-Intervalo
10:00-10:30- Programa estadual de sanidade dos Equídeos Palestrante: M.V Isadora Mello Cardoso- Responsável Técnica do PESE.(ADAPEC).
10:30- 11:30-Notificações de doenças Palestrante: M.V Isadora Mello Cardoso – Responsável Técnica do PESE.(ADAPEC).
11:30-12:00- Laboratório Cipec – Palestrante: M.V Glaucia Gusmões
12:00- Almoço.
14:00-16:00- Resenha em equídeos Palestrante: M.V Eliomar Araújo – ADAPEC.
16:00- Intervalo
16:30- Colheita e envio de materiais – Palestrante: M.V Isadora Mello Cardoso – Médica-veterinária da Adapec. (ADAPEC)
17:30- 18:00- Encerramento.

Aula prática
Local: A definir

Dia: 13 de Março de 2024
Horário: 08:00- 12:00
Prática: Resenha. Palestrante: Eliomar Araújo – ADAPEC
Prática: Coleta de amostras. Palestrante: Isadora Mello Cardoso- Médica- Veterinária da Adapec

Palmas, 21 de fevereiro de 2024.