Informação de Utilidade Pública

Diante dos riscos de novas contaminações, o Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento determinou a interdição da fábrica e o recolhimento nacional de todos os lotes de produtos da empresa Bassar. Dessa forma, o CRMV Tocantins comunica todos os empresários de lojas e pet shops do Estado para que se atentem à retirada das prateleiras dos produtos suspeitos: Every Day sabor fígado, Petz Snack Cuidado Oral e o Dental Care, até que as investigações sejam finalizadas. Além disso, médicos-veterinários e tutores devem ficar em alerta e interromper oferta de petiscos da marca aos animais. 

Segundo o Mapa, o recolhimento dos produtos deve ser feito pela Bassar, que deverá armazená-los nos galpões da própria empresa. O Mapa ainda informou que já coletou amostras dos produtos e que os mesmos foram encaminhados para os laboratórios federais de Defesa Agropecuária do Ministério para análise minuciosa. A suspeita é que a contaminação tenha ocorrido por conta do produto etilenoglicol.

De acordo com informações do G1, os relatos de mortes por ingestão dos petiscos se espalham por oito estados brasileiros, além de Minas Gerais e do Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Sergipe e Goiás. Os números de cachorros mortos podem chegar a cerca de 40, de acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais

Além disso, o CRMV Tocantins sugere aos tutores de animais para que redobrem a atenção aos seguintes sintomas após consumo de petiscos: convulsão, diarreia, vômito e prostração. Se o animal apresentar algum desses sinais, é importante procurar um médico-veterinário com urgência e, logo após, se dirigir a uma delegacia de polícia para registrar o caso.

Com informações: Mapa e G1