No mês de setembro são realizadas em todo o País campanhas de Prevenção ao Suicídio e o CRMV Tocantins tem abraçado a causa. A intenção é abrir o diálogo sobre doenças como a depressão, acabando com o preconceito em torno do assunto e salvando vidas. Neste processo de tratamento e cura, os animais tem um importante papel, já que os benefícios do convívio entre homem e animal são inúmeros, apontam estudos.

Segundo a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca, pesquisas mostram que o convívio com animais de estimação, sobretudo cachorros, reduzem o risco de doenças cardíacas, assim como casos de pressão alta e depressão. “Cães em especial, são mais agitados e brincalhões, elevando os níveis de serotonina e dopamina dos tutores com as brincadeiras. Se fizerem atividades físicas juntos, o tutor irá perceber melhora no humor e redução da ansiedade também”, explicou a médica-veterinária.

Entre os benefícios de se ter um cachorro, por exemplo, pode-se citar: maior interação social, aumento da positividade, redução do sentimento de solidão, incentivo a prática de exercícios, auxílio na superação de perdas e aumento do sentimento de pertencimento e responsabilidade.

Diante disso, a adoção de animais tem sido recomendada por especialistas e profissionais da área da saúde e vem ao encontro de outra necessidade da sociedade atual. “Temos muitos animais vivendo nas ruas e sofrendo. Se você mora sozinho e tem enfrentado problemas, por que não adotar um cachorro ou gato e ver tudo isso melhorar?”, questiona a médica-veterinária.

PROCURE AJUDA
Especialistas garantem que é preciso conversar, buscar ajuda e orientar aqueles que estão com ansiedade ou depressão para que procurem atendimento na rede de saúde do município. A pessoa também pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atua na prevenção do suicídio pela linha gratuita 188, além de “chats” pela internet (www.cvv.org.br), correspondências e e-mail.

Em Palmas, a Rede de Atenção Psicossocial é focada na atenção ao sofrimento dos moradores.  Neste link https://linktr.ee/saudementalpalmas consta a localização de todos os serviços da rede.