Na última semana, um caso de maus-tratos envolvendo um cachorro na cidade de Ipueiras, causou comoção e choque na sociedade tocantinense e sobretudo, na classe médica-veterinária. Diante disso, a diretoria do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia vem a público repudiar a ação criminosa.

De acordo com a presidente do CRMV Tocantins, Márcia Helena da Fonseca, casos como este são absurdos e a impunidade é grande aliada dos crimes. “Desde o dia 30 de setembro de 2021, casos de maus-tratos de animais teve sua pena aumentada  para até cinco anos de reclusão, com acréscimo caso o cachorro morra, além de multa”, comentou a presidente, que também é médica-veterinária.

Vale lembrar que é tipificado como maus-tratos ferir ou mutilar animais, incluindo cortar o rabo e a orelha dos pets, sem prescrição médica. A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, principais vítimas desse tipo de crime. “A nova lei cria um item específico para esses animais domésticos e também prevê punição a estabelecimentos comerciais e rurais que facilitarem ou sejam coniventes com o crime contra animais”, pontuou, acrescentando que as denúncias devem ser realizadas na delegacia de polícia mais próxima. Caso tenha envolvimento de médico-veterinário e zootecnista, a denúncia também pode ser feita ao CRMV Tocantins, que instalará processo ético contra o profissional.

Outro grande problema encontrado todos os anos, nos meses de férias é o abandono de animais, enquadrado também em maus-tratos, assim como atropelamento sem socorro e envenenamento. “O CRMV Tocantins vem fazendo campanhas constantes para conscientizar tutores sobre suas responsabilidades com os animais. Não posso comprar ou adotar e depois simplesmente abandonar na rua, deixando sem comida, água e aumentando o risco do animal ser atropelado ou contrair uma doença. Toda ação que cause dor ou sofrimento aos animais deve ser combatida”, explicou, lembrando que o Conselho também participa do Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Pró-Animais), que busca viabilizar ações contra esses tipos de crimes.

Entenda
Um cachorro teve o focinho decepado por uma foice no último dia 8 de janeiro, e tendo em vista a gravidade da agressão e o sofrimento causado ao animal, que era filhote, ele foi sacrificado pelos tutores. Segundo informações da reportagem, os tutores acreditam que o suspeito seria um vizinho, que ainda não havia sido localizado pela Polícia Civil da cidade de Ipueiras. “O CRMV Tocantins irá acompanhar esse caso”, finalizou Márcia.

Veja a matéria completa pelo link https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2022/01/10/cao-tem-focinho-decepado-por-foice-e-e-sacrificado-no-tocantins-policia-procura-suspeito.ghtml

Palmas, 18 de janeiro de 2021