Pioneiro da fertilização in virtro (FIV) no Brasil, o médico-veterinário Enoch Borges de Oliveira Filho, recebeu recentemente uma homenagem da Sociedade Internacional de Tecnologia de Embriões e tornou-se notícia nos principais sites de notícia do País. Borges recebeu a homenagem porque desenvolveu no início da década de 1990, uma adaptação da biotécnica da fertilização in vitro, após conhecê-la durante um estágio de pós-doutorado na Dinamarca, em 1988.

Oliveira Filho, em entrevistas anteriores, disse que o grande cerne da questão é que o rebanho brasileiro apresentava diferenças em relação aos países da Europa e Estados Unidos, sobretudo quando se falava em fertilização em vitro e foi preciso descobrir uma forma eficiente de fazê-la alcançar êxito por aqui. Para tanto ele realizou um Simpósio Internacional sobre reprodução animal, que deu origem ao livro Manipulation the Mammalian Embryo, e também resultou no nascimento dos primeiros bezerros por meio da FIV do Brasil, em Jaboticabal.

Após anos dedicados à pesquisa, o médico-veterinário se aposentou e mudou-se para o Tocantins, e está por aqui há 26 anos. “De lá para cá, o Brasil se tornou o principal País a utilizar a técnica em todo o mundo. A homenagem é muito bem-vinda e temos muito orgulho de ter um profissional desse gaba/rito entre nós, dando exemplo e nos mostrando que a pesquisa vale muito a pena. Temos que parabenizá-lo e agradecer pelo desenvolvimento da pecuária e do agronegócio brasileiro”, comentou a presidente do Conselho Márcia Helena da Fonseca.

Ascom CRMV Tocantins
Andressa Figueiredo
Palmas, 28 de fevereiro de 2023.