O Tocantins foi reconhecido no último dia 25 de março, como estado livre de febre aftosa sem vacinação, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e o CRMV Tocantins congratula todos os órgãos oficiais de defesa agropecuária, pecuaristas e profissionais médicos-veterinários e zootecnistas pela conquista. Atualmente, o Estado conta com mais de 11,5 milhões de bovinos e bubalinos distribuídos em cerca de 100 mil propriedades rurais.

O próximo passo é conquistar o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como livre de febre aftosa sem vacinação, abrindo novas portas para o comércio de carne bovina e seus derivados.

De acordo com a presidente Márcia Helena da Fonseca, o trabalho árduo de médicos-veterinários e zootecnistas atuando em todo o Estado, sem dúvida alguma contribuiu para a conquista do título nacional. “São profissionais que estão na ponta, orientando os produtores sobre as melhores formas de combater doenças, e garantir uma produção de qualidade, seguindo todas as normas sanitárias e resguardando o meio ambiente. Esse título é de todos nós e é um passo importante para o reconhecimento internacional”, explicou.

Além do Tocantins, outros 16 estados e o Distrito Federal receberam o título de livre de aftosa sem vacinação, pela Portaria nº 665, de 21 de março de 2024, que traz todas as diretrizes e passam a valer a partir de 2 de maio. Nestes locais ficam proibidos o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa. A medida também restringe a movimentação de animais e de produtos dessas unidades federativas para as demais áreas que ainda praticam a vacinação no país. A proibição permanecerá em vigor até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) conceda internacionalmente o reconhecimento de status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação a todas as unidades do país.