Com o objetivo de estreitar laços e ainda ressaltar a relevância do médico-veterinário à frente de ações que resguardem a Saúde Pública, foi realizada nesta quinta-feira, dia 25 de abril, uma reunião entre representantes do CRMV Tocantins e do Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins. O encontro aconteceu na sede do Lacen e contou com a presença da presidente do Conselho Márcia Helena da Fonseca, da secretária-geral Luana Ribeiro e do assessor técnico Filipe Carrilho, além do médico-veterinário do Lacen Emmanuel da Silva Bronze e da gestora do Laboratório Jucimária Dantas Galvão.

Segundo a presidente Márcia Helena, é papel do Conselho orientar e prestar esclarecimentos a todos os órgãos e entidades, tanto sobre o papel e atuação dos profissionais, quanto das legislações vigentes e do trabalho prestado pelo CRMV. “O médico-veterinário desempenha um papel fundamental, contribuindo para a prevenção e controle de doenças/zoonoses, vigilância sanitária e epidemiológica, resguardando o sistema Único de Saúde, o bem-estar animal e a proteção do meio-ambiente. Além disso, muitas atividades são privativas do médico-veterinário e não podem ser exercidas por outros”, comentou.

“Foi uma reunião muito produtiva, onde podemos enaltecer a atuação do médico-veterinário e ainda vislumbrar novas parcerias com o Lacen, que irão sem dúvida beneficiar os profissionais e a comunidade como um todo”, pontuou a secretária-geral Luana Ribeiro.

Palmas, 25 de abril de 2024.