Com o aumento no consumo de pescado na Semana Santa, o CRMV Tocantins aproveita para alertar os consumidores sobre os cuidados para uma boa aquisição de peixes no período. As dicas vão desde uma boa escolha do pescado até o devido descongelamento e cuidado no preparo do alimento. As medidas evitam intoxicações e graves riscos ao sistema humano.

Além disso, o Conselho ressalta que a fiscalização e inspeção de todos os produtos de origem animal são obrigatórias, conforme o Decreto nº 9.013/2017.  É a fiscalização e a inspeção, realizadas por médicos-veterinários, que garantem a segurança e padronização dos alimentos, além de assegurar que esses produtos seguem todas as regulamentações requeridas e possuem condições higiênico-sanitárias adequadas para sua comercialização e consumo.

Fiscalizados e inspecionados, os produtos de origem animal devem apresentar os selos SIF (Selo de Inspeção Federal), SIE (Selo de Inspeção Estadual) ou SIM (Selo de Inspeção Municipal).

Confira algumas dicas para a aquisição de pescados:

• A compra do peixe já abatido e limpo é mais segura do ponto de vista higiênico-sanitário e de bem-estar animal do que a compra do animal vivo para abate e evisceração em casa;
  • Verifique se o estabelecimento está vendendo produtos com selo de serviço de inspeção oficial. O selo consta nas informações do rótulo / etiqueta do produto;
  • Durante a quaresma é comum a compra do pescado em feiras organizadas pelo município. Verifique com o organizador da feira se ela está regular perante a prefeitura, com fiscalização da Vigilância Sanitária e/ou do Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria de Agricultura. Isto garante que houve médicos-veterinários e zootecnistas nas etapas de produção e fiscalização do alimento.

Pescados frescos devem possuir as seguintes características sensoriais:

• Superfície do corpo limpa, com brilho metálico e reflexos multicores próprios da espécie, sem pigmentação estranha;
  • Olhos claros, vivos, brilhantes, convexos, transparentes, ocupando todo o espaço da órbita;
  • Brânquias ou guelras róseas ou vermelhas, úmidas e brilhantes com odor natural, próprio e suave;
  • Abdômen com forma normal, firme, não deixando impressão duradoura à pressão dos dedos;
  • Escamas brilhantes, bem aderentes à pele, e nadadeiras apresentando certa resistência aos movimentos provocados;
  • Carne firme e elástica, da cor própria da espécie;
  • Odor próprio, característico da espécie.

Pescados congelados
O consumidor deve observar se:

• As postas ou filés estão soltos no pacote, sem estarem aderidos uns aos outros;
  • Datas de congelamento e prazos de validade estão em dia;
  • Estão armazenados em temperatura menor que -18ºC.

O processo de descongelamento sempre deve ser realizado com o alimento ainda dentro do refrigerador e, depois de descongelado, deve ser preparado e consumido imediatamente.

Palmas, 28 de março de 2024.