A noite desta quarta-feira, dia 10 de abril, foi de muita troca de conhecimento, networking e compartilhamento de ideias e experiências, com a primeira edição do Seminário de Orientação Profissional do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins de 2024. O evento aconteceu por meio da plataforma Even3/google meet e contou com a participação de cerca de 30 pessoas, entre profissionais e acadêmicos de medicina veterinária.

A abertura foi realizada pela presidente Márcia Helena da Fonseca que deu boas-vindas aos profissionais e estudantes. “É um prazer muito grande receber todos vocês aqui e colocamos o Conselho à disposição dos profissionais e estudantes. O CRMV é a casa de todos vocês e estamos aqui para ajudar e orientar sempre que possível”, disse a presidente e médica-veterinária.

A médica-veterinária e secretária-geral Luana Ribeiro também falou sobre a satisfação do Conselho de realizar mais um Seminário de Orientação Profissional. “Nosso grande objetivo, não só da Diretoria, mas do Conselho, é que vocês desenvolvam suas atividades de responsabilidade técnica com perfeição, sempre a par das legislações estaduais e federais, para que nós profissionais possamos contribuir para o engrandecimento dos serviços veterinários e zootécnicos no Estado”, comentou Luana.

A primeira palestra foi ministrada pelo médico-veterinário e assessor técnico Filipe Carrilho, que abordou o serviço desenvolvido pelo Conselho, Responsabilidade Técnica, Ética Profissional, Ferramentas do Siscad e atualização da Resolução nº 1562. “São assuntos muitos importantes para a atuação dos médico-veterinários, que podem trabalhar em mais de oitenta áreas, ou seja, tem uma abrangência enorme”, falou.

Com o tema “Responsabilidade Técnica do Médico-veterinário sobre produtos de uso veterinário”, a médica-veterinária Ânara Martins deu detalhes sobre as legislações que regem o tema, funções do RT, decretos sobre comercialização, o que deve ser verificado nos estabelecimentos, as orientações que devem ser repassadas aos empresários, medicamentos de uso controlado, e ainda ensinou na prática como entrar no site do Sipeagro e realizar seu cadastro. “São detalhes muito importantes para que o Responsável Técnico desenvolva de forma mais correta seu trabalho, evitando um processo e até uma investigação ‘criminal”, explicou a auditora fiscal federal do Mapa/SFA.

O médico-veterinário e conselheiro do CRMV Tocantins Fernando Loiola falou em seguida sobre “Atuação do Médico Veterinário em indústrias de produtos de origem animal”, abordando temas como as responsabilidades das indústrias, do médico-veterinário e do Governo, atribuições do médico-veterinário como RT, legislações, entre outros. “Cada empresa tem suas especificidades e o profissional precisa ser proativo buscando conhecimento para entregar um bom resultado, e assim conseguir uma remuneração melhor, por exemplo”, pontuou.

A presidente Márcia Helena encerrou o evento, agradecendo a presença de todos que buscaram mais conhecimento para sua atuação profissional e parabenizou os palestrantes pelo compartilhamento do conhecimento e experiências em suas áreas. “Foram palestras de altíssimo nível e com certeza irão acrescentar e contribuir com o desenvolvimento das atividades de vocês”, finalizou Márcia Helena.

Após cada palestra, os participantes também puderam tirar suas dúvidas com os palestrantes. Ao final do evento, concluíram a programação respondendo a um formulário de validação para emissão do certificado.

Palmas, 11 de abril de 2024.