A secretária-geral do CRMV Tocantins e membro da Comissão de Saúde Única do Conselho Luana Ribeiro participou no sábado, dia 15 de abril, do Dia D de Encoleiramento de Cães contra Leishmaniose Visceral, no distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional. A ação contra a doença, que pode ser transmitida aos humanos, distribuiu 880 coleiras para cães da região.

Segundo Luana Ribeiro o encoleiramento é uma estratégia com abordagem de Saúde Única, protegendo a saúde dos animais e assim dos seres humanos. “A coleira serve como repelente contra o mosquito palha, transmissor da leishmaniose, que é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos”, explica a médica-veterinária sobre a importância da ação desenvolvida pelo Ministério da Saúde, em parcerias com os municípios .

O projeto dura quatro anos e prevê a troca das coleiras a cada seis meses. A coleira tem um componente a base de inseticida Deltametrina a 4%, que atua como repelente, mantendo o mosquito palha longe do animal.    

Ascom CRMV Tocantins
Palmas, 17 de abril de 2023.