O médico-veterinário, conselheiro e presidente da Comissão de Saúde Única do CRMV Tocantins Rogério Bezerra Costa Filho participou da primeira reunião do SISE – Sistema Integrado Saúde Escola do SUS – Sistema Único de Saúde. O Conselho faz parte do colegiado do SISE-SUS representando os médicos-veterinários, profissionais da Saúde e imprescindíveis para o desenvolvimento da Saúde Única (Animal, Humana e Meio Ambiente). O encontro aconteceu na sede da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, localizada na 103 Sul, Avenida LO 1, na última terça-feira, dia 25 de abril.

O SISE-SUS é responsável por desenvolver ações de educação permanente em Saúde e formação dos trabalhadores no Sistema Municipal de Saúde, além de educação formal/continuada, organização dos cenários de práticas para apoio às instituições de Ensino e fomento à pesquisa, entre outros.

Segundo Bezerra, na ocasião foi reafirmado o compromisso do Conselho, através da Comissão de Saúde Única, em fortalecer e ampliar as discussões com pautas de interesse da Medicina Veterinária no âmbito da Saúde Pública. “É uma grande satisfação para o Conselho participar do colegiado do SISE-SUS, pois possibilita apresentar ideias, temas e discutir as políticas públicas de Saúde e Educação, com retorno em ações para a classe e para a comunidade”, pontuou.

MV – profissional da Saúde
O médico-veterinário é considerado profissional da saúde em todo o mundo. Desde 2011, este profissional faz parte das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) no Brasil. Ele é responsável por realizar ações de educação em saúde e visita aos lares brasileiros para prevenir e diagnosticar o risco à saúde das zoonoses, como raiva, leptospirose, brucelose, tuberculose, dengue e febre amarela, dentre outras doenças que têm animais como hospedeiros ou vetores.

Estima-se que 62% dos patógenos humanos já conhecidos são transmitidos por animais, destacando a importância do médico-veterinário para a proteção da saúde única.

Palmas, 27 de abril de 2023.