Aconteceu nesta segunda-feira, dia 04 de setembro, a III Reunião Ordinária do Coesa – Comitê Estadual de Sanidade Avícola de 2023, e contou a participação da presidente do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins Márcia Helena da Fonseca. O encontro ocorreu no Conselho Municipal de Saúde da cidade de Araguaína, localizada na região Norte do Estado, a 380 km de Palmas.

Entre os assuntos abordados na reunião, a elaboração do modelo padrão de vigilância ativa em granjas; a normatização do comércio de aves vivas em lojas agropecuárias; e a padronização das ações para prevenção, vigilância e resposta à influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres e aves domésticas no Tocantins.

De acordo com Márcia Helena, a prevenção contra a influenza aviária é muito importante, tendo em vista seu alto índice de mortalidade entre humanos. “Precisamos nos cercar de todas as medidas de prevenção e vigilância possíveis para combater esta doença. Mais uma vez fica evidente a importância do médico-veterinário para auxiliar nestas ações de Saúde Pública, seja atuando na vigilância sanitária estadual, ou alertando e auxiliando avicultores na identificação de possíveis casos suspeitos de IAAP”, comentou a presidente.

Influenza aviária
A IAAP foi detectada pela primeira vez em território nacional no dia 15 de maio de 2023, diagnosticada em aves silvestres. Segundo dados do Ministério da Agricultura, até esta data mais de 1.800 investigações foram realizadas, e 88 focos confirmados, sendo 886 em aves silvestres e dois em aves de subsistência.

Palmas, 05 de setembro de 2023.