O mês de outubro chegou e com ele a campanha Outubro Rosa, que deve servir para alertar a todos sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama, tanto em mulheres quanto em pets. Pois é! Pets também desenvolvem câncer de mama e o exame frequente de palpação ao longo das duas cadeias mamárias das cadelas e gatas é a melhor prevenção contra a doença.

Segundo a médica-veterinária e presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca o diagnóstico e o tratamento precoce são as melhores formas de garantir a possibilidade de cura, por isso, toda atenção é fundamental. “Caso o tutor encontre algo suspeito, deve levar o pet para o médico-veterinário avaliar e se for o caso, iniciar o tratamento o quanto antes”, explica, acrescentando que a rapidez no diagnóstico e tratamento pode ser crucial.

A cada ano, o Outubro Rosa Pet ganha maior adesão no Brasil. Em 2021, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama em Animais de Companhia, realizada por profissionais da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, está preparando um super evento entre os dias 25 e 28 de outubro. O objetivo é disseminar informações a respeito da enfermidade que tem alta incidência em cadelas e gatas. Mais informações podem ser encontradas no Instagram @outubrorosapet.

Ascom CRMV Tocantins
Andressa Figueiredo
Palmas, 01 de outubro de 2021.