É missão dos Conselhos profissionais regulamentar, fiscalizar e orientar o exercício legal das profissões, valorizando as classes e promovendo bem-estar na sociedade. No CRMV Tocantins, as fiscalizações buscam enaltecer a ética profissional e fomentar o mercado de trabalho, gerando novos empregos para médicos-veterinários e zootecnistas.

As fiscalizações acontecem em rotas, que são pré-estabelecidas pelo setor responsável e Diretoria do Conselho. Em novembro de 2023, a equipe realizou 53 visitas ao todo, resultando em 08 temos de fiscalização, 35 termos de constatação e 10 autos de infração. “Os números mostram que temos trabalho de forma consistente pela valorização das classes e todos os meses confirmamos isso com o número sempre relevante de registros de Responsáveis Técnicos em estabelecimentos e órgãos públicos. Em 2024 pretendemos intensificar ainda mais as ações de conscientização da importância das profissões por todo o Estado”, comentou a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca.

Ser Responsável Técnico é uma das atividades que o médico-veterinário e o zootecnista podem assumir ao longo da sua carreira. O RT é necessário em estabelecimentos empresariais, comerciais, criatórios, biotérios, fábricas e demais locais que criam, manipulam, prestam serviço ou comercializam animais, produtos de origem animal ou ainda produtos para animais, como por exemplo fábrica de rações. “O RT garante a Saúde Única (animal, humana e ambiental), o bem-estar animal e a qualidade dos produtos, sempre seguindo que se cumpram as exigências referentes à sua área de atuação”, explicou o assessor técnico Filipe Carrilho, acrescentando que o Conselho durante as visitas verifica o cumprimento das obrigações da empresa e do profissional, instruindo-o a se proteger no caso de a empresa cometer algum tipo de fraude.