A fiscalização realizada pelo CRMV Tocantins protege a sociedade e fortalece a Medicina Veterinária e a Zootecnia no Estado. Neste mês de julho, a equipe esteve na região do Bico do Papagaio, visitando as cidades de Tocantinópolis, Nazaré, Santa Teresinha, Aguiarnópolis, Palmeiras, Darcinópolis e Wanderlândia. Ao todo, foram fiscalizados 134 estabelecimentos, valorizando o exercício legal da profissão de médico-veterinário e zootecnista, além de certificar se os mesmos estão cumprindo às normas federais. Neste período, foram registrados 125 Termos de Fiscalização e de Constatação e nove Autos de Infração emitidos.

A presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca ressalta a importância da fiscalização para as profissões e para a sociedade. “O papel do Conselho é orientar, instruir e fiscalizar o exercício legal das profissões, em respeito aos profissionais que trabalham corretamente e também para que a sociedade possa usufruir do melhor serviço, seja num pet shop ou num laticínio. Com isso, resguardamos a profissão e a saúde de animais e da população”, disse, acrescentando que o Conselho tem trabalho de forma planejada com rotas traçadas e atendendo metas de fiscalizações.

Vale lembrar que o registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, são obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões. Dessa forma, firmas, associações, companhias, cooperativas, empresas de economia mista e outras que exercem atividades peculiares à Medicina Veterinária e Zootecnia estão obrigadas a registro nos Conselhos de Medicina Veterinária das regiões onde atuarem, segundo a Lei nº 5.517 e a Resolução do CFMV n° 1.117.

Confira o que é preciso para registro junto ao CRMV no site crmvto.gov.br ou clique direto no link https://www.crmvto.gov.br/registro-pj/

Palmas, 25 de julho de 2023.