A semana foi de muito trabalho e troca de experiências para presidentes e representantes das diretorias dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária do País, que prestigiaram plenária ordinária do CFMV e participaram da Câmara Nacional de Presidentes, sediadas em Bonito – Mato Grosso do Sul, de 13 a 17 de março. Do CRMV Tocantins, participaram a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca, a vice-presidente Nilda Costa, a secretária-geral Luana Ribeiro e o tesoureiro Giliarde de Almeida.

Na CNP, um dos destaques do encontro foi a apresentação da Comissão de Ensino da Medicina Veterinária do regional de Mato Grosso, que abordou o perfil socioeconômico dos egressos de Medicina Veterinária das Instituições de Ensino Superior (IES) daquele estado. Na ocasião, foi elaborado um manifesto em defesa do ensino da Medicina Veterinária, que será assinado por todos os presidentes.

“Com o manifesto poderemos abrir um diálogo ainda mais embasado com os políticos que nos representam, seja na Câmara dos Deputados ou no Senado, e cobrar ações efetivas em defesa da profissão e desses profissionais tão importantes para a saúde única e para o agronegócio”, disse a presidente Márcia Helena.

Outro assunto debatido durante a CNP, foi a implementação da Lei nº 14.133/2021, que estabelece as novas normas de licitação e contratação de serviços para as administrações públicas e autarquias e entra em vigor, definitivamente, no dia 1º de abril. Também foi criada uma Comissão de Transição (Portaria CFMV nº 91/2022) com a finalidade de efetuar as ações necessárias para a migração dos processos de contratação previstos na antiga Lei Geral de Licitações (Lei nº 8.666/93) para a nova norma, e dar suporte aos conselhos regionais.

“A nova Lei traz muitos desafios e unidos iremos superá-los, aprimorando cada vez mais o serviço prestado pelos Regionais aos profissionais e à sociedade”, pontuou Nilda Costa.

Com informações do Departamento de Comunicação do CFMV, CRMV-MS, CRMV-RJ e CRMV-SP