O ano de 2022 encerrou e o CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins comemora os números crescentes dos últimos quatro anos, encerrando a gestão. De 2019 a 2022, o número de novos profissionais inscritos aumentou 76,69%, ou seja, de 103 para 182 médicos-veterinários e zootecnistas registrados em 2022.

Com relação a novas empresas registradas, os números aumentaram 24% em 2022 se comparado com 2019, e 9,41% em comparação a 2021. O número de ART homologadas também cresceu: de 558 para 598, ou seja, acréscimo de 7,16% de 2019 para 2022. O acréscimo foi de 4,18% se comparado ao ano de 2021.

As fiscalizações também aumentaram 139,66%, se comparado a 2019. Foram 300 visitas em 2019 e 719 em 2022. Apesar disso, o número de multas emitidas caiu 30,58%, mostrando que o Conselho tem focado em instruir e orientar os profissionais e donos de empresas para se regularizarem de acordo com a legislação e normativas vigentes. “Aumentamos significativamente a quantidade de empresas visitadas e elaboramos um planejamento anual do setor de fiscalização. A intenção é orientar os profissionais e a partir daí, cumprindo os prazos legais, se não se regularizarem, a gente aplica a multa”, explicou a presidente Márcia Helena da Fonseca.

Os números mostram que o Conselho tem trabalhado no caminho certo. “Nos últimos anos trabalhamos muito pelo fortalecimento da classe como um todo, realizamos eventos, fechamos muitas parcerias, a exemplo do plano de saúde, reformamos nossa sede, convocamos concursados e estamos reestruturando o sistema e capacitando servidores para que o atendimento seja de excelência”, comentou a presidente, acrescentando que o trabalho é realizado de forma sistemática e gradativa.

Em 2022, também foram realizadas várias campanhas de conscientização sobre a importância dos profissionais para a sociedade e também do trabalho desenvolvido pelo Conselho. Ao todo, 320 posts foram postados nas redes sociais, reforçando os informes sobre as atividades do Conselho aos profissionais e à sociedade. “E ainda tivemos o período eleitoral brasileiro, onde precisamos restringir boa parte das comunicações, no período de julho a novembro, para não infringir regras eleitorais impostas pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral”, explicou Márcia.

O fluxo de comunicação com os inscritos também foi reforçado com novos canais de atendimento disponibilizados pela Diretoria, como o whatts app exclusivo para o setor financeiro e a instituição da ouvidoria da autarquia por meio de Portaria.

Outro destaque do ano, foi a implantação do Suap – Sistema Unificado de Administração Pública, que tornou digital todos os processos administrativos e éticos do Conselho, gerando mais celeridade e economia na impressão de papéis. “Também recebemos uma equipe do CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária, orientando e instruindo os servidores sobre novas medidas e ações administrativas, de acordo com as normas do Tribunal de Contas da União”, disse a presidente Márcia Helena da Fonseca, acrescentando que a avaliação dos resultados do ano foi extremamente positiva, corroborada pela sua reeleição com 82% dos votos para o mandato 2022/2025.

“Concluímos a gestão com o sentimento de dever cumprido. Iniciamos uma transformação no CRMV Tocantins e construímos novas relações com os profissionais e com a sociedade civil organizada. Temos certeza que continuaremos o trabalho de orientar, representar e defender ainda mais as classes médica veterinária e zootecnista nos próximos anos”, finalizou a presidente.

Palmas, 13 de janeiro de 2023.