No mês de dezembro é comemorado o Dia do Extensionista Rural e o CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins conversou com o médico veterinário Ueslei Mazoni, que atua como extensionista há sete anos no Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins.

Natural da Bahia, o mv reside em Natividade agora, auxiliando os produtores no aumento da produtividade na região. “Eu escolhi ser extensionista quando já estava cursando medicina veterinária, e acompanhei os serviços de colegas do núcleo da EBDA, ainda na Bahia”, comentou, acrescentando que o ponto mais positivo da profissão é a capilaridade dos extensionistas quanto a difusão de conhecimento e a colaboração ao pequeno, médio e grande produtor no que tange ao aumento de produtividade, através da utilização de tecnologias adequadas.

Segundo dados da Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), o Brasil tem mais de 15 mil extensionistas, atendendo mais de dois milhões de famílias rurais, mesmo assim a valorização profissional ainda é um problema, como cita Mazoni. “A falta de valorização é sem dúvida o ponto mais negativo da profissão e temos muitos desafios. No Tocantins, enfrentamos a pouca estruturação de algumas cadeias produtivas, tais como a cadeia leiteira, a piscicultura, de forma que venha a possibilitar aos produtores agregação de valores aos seus produtos e para isso acontecer é preciso uma extensão rural fortalecida”, pontuou.

 

De acordo com a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca o extensionista é agente de transformação social, atuando em prol da produção, com foco na sustentabilidade e na qualidade de vida no meio rural, por meio da difusão de conhecimento, de tecnologias e também de políticas públicas. “O extensionista pode ser médico-veterinário, zootecnista ou agrônomo, sendo que uma das características mais importantes é a empatia com o produtor, ajudando-o a encontrar soluções para seus problemas. É um profissional extremamente importante para a cadeia produtiva do País”, explicou Márcia, parabenizando todos os profissionais pelo trabalho.

Data
O dia do extensionista rural é comemorado dia 06 de dezembro, em alusão a data de criação da primeira  instituição de extensão rural do Brasil, em 1948.

Ascom CRMV Tocantins
Andressa Figueiredo
Palmas, 20 de dezembro de 2021.