O CRMV Tocantins parabeniza os autores da pesquisa “Demografia da medicina veterinária do Brasil 2022”, lançada no último dia 11 de abril, em evento na PUC – Pontifícia Universidade Católica do estado do Paraná e que contou com a presença da presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca. O estudo, teve o apoio do CRMV Paraná e da Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária, e é um marco na história do País, traçando um perfil da medicina veterinária e dos profissionais.

Para um dos autores, o médico-veterinário, professor aposentado e membro “ad hoc” da CEEMV/PR Antonio Felipe Wouk, um dos destaques da pesquisa é que o primeiro ponto levantado pelos profissionais para a melhoria futura da profissão é a Valorização Profissional. “Ao mesmo tempo, mais de 80% dos colegas consideram que há um excesso de profissionais no mercado, o que leva de fato a um empobrecimento da profissão, como bem alertou em seu prefácio da obra, o presidente honorário da Organização Mundial de Saúde Animal, Dr Bernard Vallat”, enfatizou.

Os números também mostram que o Brasil é o primeiro País no mundo em quantidade de universidades de medicina veterinária e profissionais. Atualmente são 536 escolas no Brasil com autorização de funcionamento, sendo 22 no modelo de Ensino a Distância (EaD), enquanto nos Estados Unidos da América, País com população superior, são 33 cursos.

“São dados alarmantes e que mostram a fragilidade do ensino e a qualidade do serviço que está sendo prestado à população. Foi uma grande oportunidade e um privilégio estar presente no lançamento do estudo que com certeza é um divisor de águas na Medicina Veterinária, fornecendo dados que poderão ser usados por várias instituições para traçar seus planejamentos de forma mais assertiva”, disse a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca, parabenizando o CRMV-PR e os renomados autores que não mediram esforços para a conclusão do projeto.

A partir de agora, segundo Wouk, será criado o “Observatório Nacional da Medicina Veterinária”, que irá produzir, coletar, interpretar e divulgar dados da profissão. “A intenção é confirmar um cenário de referência atualizado continuamente para estabelecer estratégias e orientar tomadas de decisão da classe”, pontuou Wouk.

São autores da obra Antonio Felipe Wouk, Camila Marineli Martins, Rafael Mandadori, Marcelo de Sá Pacheco, Thiago Molina Pinto, Maria Beatriz da Silveira e Fernando Ferreira. A pesquisa pode ser conferida de forma on-line e ficará disponível neste link.

Ascom CRMV Tocantins
Andressa Figueiredo
Palmas, 14 de abril de 2023.