Dia 17 de julho é comemorado o Dia de Proteção às Florestas e o CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins levanta o debate para que os profissionais defendam as florestas. O Brasil concentra a maior parte do bioma amazônico (61,8%), mas também ocupa o primeiro lugar no ranking de perda de cobertura florestal: são 624mil km² a menos, segundo o relatório do Map Biomas, divulgado no dia 2 de julho de 2020.

Neste cenário, o médico veterinário e o zootecnista são peças importantes na conscientização da produção sustentável, buscando o equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e a preservação dos recursos naturais. Segundo a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca, os profissionais de medicina veterinária e zootecnia são a ponte entre os alimentos e o meio ambiente, buscando sempre produzir com sustentabilidade e trabalhar de forma equilibrada com o meio ambiente  “Dependemos das florestas, elas regulam a temperatura global e são responsáveis pelo regime de chuvas, necessários para qualquer atividade agropecuaria”, comentou Márcia.

As florestas também abrigam uma enorme biodiversidade, muitas vezes ainda nem estudada pelos cientistas. ”São muitos animais e plantas que estão protegidos nas floretas. Agora nos meses de julho e agosto, enfrentamos um drama no Tocantins com as queimadas que é um malefício a flora, aos animais e ao meio ambiente”, disse, acrescentando que médicos veterinários e zootecnistas devem  denunciar casos de queimadas no campo e na cidade, pois queimadas  são tipificadas como crime.

“Todos somos responsáveis pela preservação do meio ambiente, seja a floresta do Cantão, ou uma pequena área de proteção ambiental na fazenda ou uma área verde na quadra da sua cidade. Todos devem ajudar a cuidar do meio ambiente”, pontuou.

Ascom CRMV Tocantins
Andressa Figueiredo