Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 13 de junho, uma reunião on-line entre o médico veterinário e assessor técnico do CRMV Tocantins Filipe Carrilho e representantes das Visas – Vigilâncias Sanitárias Estadual e da cidade de Pedro Afonso, localizada a 171 km da Capital. O encontro contou com a presença do Responsável Técnico do CCZ Ayde Botelho Ozaki, o representante da Vigilância Sanitária Joyce da Silva Cavalcante, a sub-secretaria de Saúde Maria Goret dos Santos e os fiscais da Vigilância Estadual Cláudia Araújo e Eleno Lima.

De acordo com Filipe Carrilho, durante a reunião foi estruturado um cronograma de adaptação para cumprimento pela administração do CCZ, visando a realização de castrações no local. “Posteriormente iremos fiscalizar e verificar as condições e se tudo foi cumprido conforme o cronograma, atendendo as normas vigentes exigidas”, comentou o médico veterinário.

O Centro de Controle de Zoonoses desempenha um papel vital na proteção da saúde pública e na prevenção de doenças transmitidas por animais para humanos, conhecidas como zoonoses. Vale destacar que muitas doenças infecciosas que afetam humanos têm origem animal, como a leishmaniose e a raiva. A castração de animais em situação de rua ou abandonados ajuda no manejo populacional e consequentemente no controle de doenças.

Ascom CRMV Tocantins
Andressa Figueiredo
Palmas, 13 de junho de 2023.