Agentes de saúde do município de Palmas estiveram nesta segunda, dia 04 de março, realizando atividade de rotina na sede do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins. Ana Amélia Ribeiro e Ana Paula de Castro checaram se as instalações da sede estavam em conformidade com o que preconiza os órgãos de Saúde para o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

As agentes foram recepcionadas pela secretária-geral Luana Ribeiro e pelo assessor técnico Filipe Carrilho, que também acompanharam a vistoria e receberam a confirmação de que estava tudo certo nas instalações da sede. “O combate à dengue deve acontecer em todos os lugares, seja nas residências ou em órgãos públicos, e todos devem se envolver nesta causa tão importante”, comentou Filipe Carrilho.

Outra ação desenvolvida recentemente foi a participação da médica-veterinária, conselheira e membro da Comissão de Saúde Única Benta Figueiredo em evento neste sábado, dia 02 de março, para fortalecimento das ações de combate à dengue na cidade.

“Apoiamos totalmente a causa contra esse grave problema de saúde pública. Os médicos-veterinários, como profissionais de saúde, são peças-chaves nesta engrenagem e o Conselho convoca todos os profissionais a se engajarem ainda mais, instruindo tutores, produtores, criadores de animais e clientes em geral sobre o combate ao mosquito”, explicou Luana Ribeiro.

Dicas de combate
– Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana;
– Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas,
– Coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água;
– Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana.

Palmas, 05 de março de 2024.