Foi finalizado nesta sexta-feira, dia 08 de abril, o treinamento da equipe do CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária para implantação do Suap – Sistema Unificado de Administração Pública. Funcionários, assessores, diretoria e membros do Conselho participaram da capacitação, que começou na segunda, dia 04, na sede em Palmas. O Tocantins foi o quinto estado da Federação a aderir ao Sistema.

Segundo a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca, a ferramenta, desenvolvida pelo CFMV, irá tornar digital todos os processos administrativos e éticos do Conselho, gerando mais celeridade e economia com a redução na impressão de papéis. “O Sistema vem ao encontro das ações de modernização da gestão e o treinamento foi muito importante para que todos entendam como é o Suap e como vai ajudar a melhorar o serviço do Conselho”, explicou a presidente, que durante o encerramento do treinamento leu a Portaria que implantou o Suap no Tocantins, a partir desta data.

Durante a capacitação, a equipe, formada por membros do NAR – Núcleo de Apoio aos Regionais e do Departamento de Tecnologia da Informação (Detin), fez a apresentação do Sistema, criação do organograma de hierarquia do Conselho, definição dos responsáveis e cadastros gerais, além ministrar oficina, modelagem dos processos e inclusão de um processo por setor.  “O Suap ajudará a melhorar os serviços dos setores, sobretudo de cobrança, fiscalização e cadastro de pessoa física e jurídica”, disse o membro do Grupo de Trabalho do CFMV Marcos de Carvalho.

De acordo com o fiscal Jean Damascena, o Suap vai reformular todo o sistema de processos do setor de fiscalização, tornando-o muito mais ágil, assim como fácil acessibilidade aos processos. “Esperamos com isso reduzir erros, vícios e perdas de prazos. Estamos bem animados de que o Sistema irá melhorar ainda mais o serviço da fiscalização”, pontuou.

Palmas, 08 de abril de 2022.