Em 2021 foram registrados 2.290 casos de AIE – Anemia Infecciosa Equina e 207 de mormo no Brasil, segundo dados do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Nestes casos, o sacrifício dos animais positivos é obrigatório, causando grandes prejuízos aos criadores. Pensando na crescente demanda e necessidade de identificação e controle dessas doenças, o CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins e a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária prepararam o Curso de Resenha, Legislação, Pelagem, Coleta de Material para Exame de AIE e Mormo.

As aulas teóricas estão acontecendo nesta quarta, dia 07, no auditório do CRMV Tocantins. Já as aulas práticas serão realizadas nesta quinta-feira, dia 08, no Rancho Fazenda Nova, a cerca de 10 km de Palmas. Estão participando médicos-veterinários formados e acadêmicos do oitavo e nono período do Curso. O treinamento atende à uma exigência estadual, normatizada pela Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, para os profissionais com interesse em realizar ou manter a habilitação nos Programas Estadual e Nacional de Sanidade dos Equídeos.

A capacitação para médicos-veterinários conta a ilustre participação do médico-veterinário e com especialização em Clínica e Cirurgia de Cavalos, juiz e inspetor de raças José Cecílio Martins Neto, presidente do CRMV da Paraíba. “O curso é muito importante porque todo médico-veterinário precisa ter essa habilitação para atuar nessa área de equinos, que é crescente em todo o País”, comentou o médico-veterinário.

Perfil Cecílio
José Cecílio Martins Neto é médico-veterinário formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem residência em Cirurgia de Eqüinos na Equicenter (Tatui-SP) e possui especialização em diagnóstico e cirurgia eqüina no IBVET (Jaguariuna-SP). Atualmente, desenvolve trabalho na clínica e cirurgia de eqüinos, realiza endoscopia e cirurgias em pequenos animais, presta assessoria para fazendas e haras e é coordenador de Agricultura do município de Campina Grande, além de presidente do CRMV da Paraíba.

Anemia
A Anemia Infecciosa Eqüina ou AIE é uma doença de evolução lenta causada por um vírus que ataca os cavalos, jumentos, burros e mulas de qualquer idade.Não existe cura nem vacina contra essa doença, por isso, a prevenção e a conscientização são as maneiras mais eficazes de combater a doença.

Mormo
O mormo é uma zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei que acomete primeiro os equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao ser humano. A doença é transmitida a humanos pelo contato com animais infectados.

Palmas, 07 de dezembro de 2022