O CRMV Tocantins alerta: é proibido fazer atendimento veterinário em local inadequado, como balções de casas agropecuárias e pet shops. Infelizmente essa é uma das infrações mais registradas em todo o Brasil, onde o próprio balconista ou prático (pessoas que não são formadas em medicina veterinária) fazem o atendimento.

Vale lembrar que a legislação prevê que apenas o médico-veterinário está apto a diagnosticar e tratar com segurança o animal e somente ele pode solicitar exames, orientar, prescrever medicamentos e aplicar vacinas. O atendimento veterinário só pode ser realizado em estabelecimentos de saúde animal (consultórios, clínicas e hospitais veterinários) devidamente equipados conforme prevê a legislação.

Além de colocar a saúde e o bem-estar do animal em risco, o atendimento fora do local adequado, pode gerar multas ao estabelecimento comercial e até processos criminais por charlantanismo para casos de balconistas e práticos clinicarem. Se o médico veterinário atender em local inadequado também pode responder processo ético e sofrer punição pela prática. Fique ligado!

Denúncias deste e outros tipos de infrações legais devem ser enviadas para crmvto@crmvto.gov.br., com cópia para presidencia@crmvto.gov.br.