O médico-veterinário e tesoureiro do CRMV Tocantins Giliarde de Almeida participou na manhã desta sexta-feira, dia 29 de setembro, de nova reunião sobre a IAAP – Influenza Aviária de Alta Patogenicidade. O encontro, que contou com representantes de várias entidades, ocorreu na sede da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, em Palmas.

Segundo Almeida, o Tocantins ainda não registrou nenhum caso da doença, mas as ações de vigilância e controle continuam, devido as rotas de aves migratórias terem uma grande importância no estado do Tocantins. “Devemos ter muito cuidado e atenção, além de reforçar as medidas de segurança e controle nas granjas. O Conselho é parceiro e tem acompanhado as ações dos órgãos de defesa e controle para auxiliar no que for preciso”, explicou o tesoureiro.

Até agora o Brasil tem 112 focos confirmados de Influenza Aviária. Além de causar grande prejuízo no plantel avícola e poder causar a extinção de espécies raras, a doença tem alta taxa de letalidade em humanos, cerca de 50%, segundo pesquisas.

Além da Adapec, participaram da reunião membros da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), da Polícia Militar do Tocantins e do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO).

 

Notificação

A Adapec alerta para que em casos de suspeita da Influenza Aviária em aves, deverá ser notificado imediatamente pelo Disque Defesa, no telefone 0800 063 11 22, se preferir pelo site adapec.to.gov.br ou presencialmente em uma das unidades que estão localizadas em todos os municípios do Estado.

Ascom CRMV Tocantins
Palmas, 29 de setembro de 2023.  
Andressa Figueiredo