Representando a Chapa União e Ação, a médica veterinária e funcionária pública estadual Márcia Helena da Fonseca foi reeleita nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, como presidente do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins, para o triênio 2022/2025. A chapa recebeu 82% dos votos. Foi a segunda vez na história do Conselho que a eleição ocorreu de forma on-line e presencial, facilitando a participação dos profissionais médicos veterinários e zootecnistas de todo o Estado.

Segundo a presidente reeleita Márcia Helena, na última eleição, realizada em 2019, foram registrados 369 votos on-lines. Este ano, o pleito contou com um número muito maior de participação dos inscritos aptos. “Registramos 480 votos on-line e 32 em separado totalizando 512 votos, provando que os profissionais estão mais confiantes na eleição on-line, que é muito mais rápida e prática”, disse Márcia Helena.

A médica veterinária de Ponte Alta do Tocantins Karolaine Rodrigues de Oliveira participou pela primeira vez de uma eleição no CRMV e aprovou o pleito on-line. “Achei que seria mais difícil, mas foi super tranquilo, rápido e prático. Fui uma das primeiras a votar, assim que abriu a plataforma”, comentou.

Rodrigo Pardo está viajando de férias em Portugal e garantiu seu voto também em trânsito. “Achei muito válido e foi super tranquilo. Não tive problemas, porque estava com todos meus dados atualizados no Siscad. Fiz a votação no meu smartphone e gostei muito da experiência”, falou.

O voto presencial, em separado, foi destinado somente para os profissionais que não conseguiram se regularizar no financeiro ou atualizar seu e-mail no Siscad, mas tiveram interesse em fazê-lo até a data da eleição. O médico veterinário com registro nº 004 Felizardo Camargo Chaves, de 78 anos, não precisava, mas fez questão de vir à sede votar presencialmente em separado. “Fiz parte da primeira gestão provisória do Conselho e em 1989 participei da implantação desta sede. É muito importante participar das eleições que garantem uma boa gestão, mudança e melhorias”, pontuou.

Para o delegado observador designado pelo CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária para acompanhar a votação no Tocantins, o advogado e médico veterinário do CRMV do Distrito Federal, Rodrigo Antonio Bites Montezuma, a eleição foi bastante tranquila e o sistema eletrônico disponibilizado bem efetivo. “Os profissionais que procuraram o voto presencial foram a mesa receptora e bem instruídos com todas as dúvidas sanadas a contento, o que possibilitou uma eleição tranquila e uma apuração ágil. Encerrando o pleito com declaração de eleição da chapa 01, ao que peço licença como delegado designado, para parabenizar e desejar uma excelente gestão à diretoria eleita no Tocantins dedicada a medicina veterinária e a zootecnia tocantinense”, disse.

Gestão
Sobre o triênio 2022/2025, Márcia garante que irá manter a gestão atuante, focada na valorização e ética dos profissionais, com o objetivo de continuar resguardando a saúde pública, saúde animal e o meio ambiente. “O Conselho tem feito um trabalho que vai muito além de órgão fiscalizador, orientamos, fechamos parcerias, promovemos Seminários e a intenção é melhorar sempre, oferecendo um serviço de excelência aos inscritos e à sociedade tocantinense”, explicou.

Assessoria de Comunicação do CRMV TO
Palmas, 31 de agosto de 2022.