Cerca de 170 pessoas participaram na tarde desta terça-feira, dia 22 de junho, do primeiro Seminário Básico Integrado de Responsabilidade Técnica para profissionais médicos-veterinários, zootecnistas e acadêmicos dos dois cursos. Com um rico debate em torno da atuação do RT, o evento contou com a participação de profissionais renomados de oito estados trocando ideias sobre a atuação profissional como RT. O Seminário foi organizado pelos Conselhos dos Estados do Tocantins, Espírito Santo, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Pará.

A abertura foi realizada às 13h, pelos presidentes dos Conselhos do Tocantins Márcia Helena da Fonseca, de Sergipe Eduardo Luis Caldas, de Alagoas Annelise Nunes e do Pará Nazaré Souza, além dos vice-presidentes do Espírito Santo Douglas Silveira, e de Pernambuco Safira Bispo. Nazaré Souza falou da importância do Seminário para os profissionais que muitas vezes saem da faculdade sem aprofundamento sobre o assunto.

Na sequência, Márcia Helena da Fonseca falou sobre “Ética profissional, tipos de responsabilidade técnica e o que é permitido em peças publicitárias” e tirou várias dúvidas dos participantes, entre elas sobre a divulgação de fotos e serviços nas redes sociais. “É muito importante o médico veterinário e o zootecnista fazerem suas divulgações, desde que estejam dentro do permitido no Código de Ética, como por exemplo não tratar de valores de serviços, não fazer vendas casadas, não postar fotos de tutores ou animais sem autorização previa. Isso é antiético em qualquer profissão”, comentou

O advogado e superintendente Executivo e Jurídico do CRMV RJ André Siqueira ministrou a palestra “Aspectos Civis, Criminais e Éticos da Responsabilidade Técnica”, tirando dúvidas sobre crimes mais comuns que podem ser tipificados aos profissionais e as punições que podem ser aplicadas pelos Conselhos em casos de processos administrativos e éticos, além do encaminhamento para a área criminal.

Em seguida a médica-veterinária e tesoureira do CRMV Tocantins Nilda Távora falou sobre “Quem é o Responsável Técnico? Como acessar o Siscad?”, abordando detalhes dos deveres do profissional RT e como acessar o sistema do CFMV, chamado de Siscad. “Muitas pessoas têm dúvidas sobre o acesso ao Siscad e mostrá-lo no Seminário é uma forma de desmitifica-lo. Ele é bastante intuitivo e fácil de navegar”, comentou.

Mesa Redonda
Às 17h, foi aberta a mesa redonda com os profissionais gabaritados dos estados de Alagoas os médicos-veterinários e RTs de atacado e varejo Victor Lima e Rafaela Brito, do Ceará o mv e RT de laboratório e clínica Daniel Viana, de Sergipe a mv e RT de supermercados Ana Nery, do Rio de Janeiro o mv e vice-presidente do CRMV RJ Diogo Alves, do Tocantins o zootecnista Márcio Cotini, e de Pernambuco Samantha Lopes.  A mesa redonda foi mediada pelo mv e conselheiro do CRMV Tocantins Luís Flávio Botelho.

Victor abriu a mesa redonda falando com empolgação sobre a atuação como RT, de como a área é extremamente ampla e sobre o mercado de trabalho. “Saímos da faculdade com a ilusão de que não vamos trabalhar com pessoas, mas é uma grande ilusão. Precisamos trabalhar com pessoas das mais variadas culturas o tempo todo e o profissional precisa aprender também a lidar com isso”, comentou.

Diogo Alves falou da importância do profissional se valorizar e significar seu trabalho no mercado de trabalho. “Eu costumo falar que não temos preço, mas temos valor e devemos nos valorizar”, falou.

Daniel Viana falou sobre as legislações que envolvem as resoluções básicas do Conselho Federal e da Vigilância Sanitária e que o RT precisa conhecer para atuar, sobretudo para conhecer as diferenças entre clínicas, hospitais, consultórios e laboratórios. “A complexidade da Responsabilidade Técnica, que perpassa por uma questão muito ética, ela também envolve esse controle de qualidade da atividade dos outros colegas que fazem parte daquela empresa”, pontuou, acrescentando que é um trabalho árduo e requer horas de serviço e o profissional deve impor um controle ético.

Márcio Cotini falou sobre a importância do zootecnista no mercado de trabalho e a importância da Responsabilidade Técnica, bem como a autovalorização, capacitação e conhecimento do profissional. Destacou também que a profissão apresenta grandes oportunidades, uma vez que o Brasil é pujante no agronegócio e a zootecnia de grande importância para a cadeia produtiva organizada e focada no bem-estar animal, em rendimentos produtivos e lucros.

Para finalizar o evento, Divino Silva da Dix BPO tratou da importância da Digitalização dos Documentos no mundo de hoje. “Cada vez mais precisamos da internet e da grande rede e os profissionais devem entender que a ferramenta não vem para resolver todos os problemas, mas para ajudar a resolver”, declarou.

No encerramento, a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca disse que o evento alcançou seu objetivo de promover a troca de informações entre os profissionais de vários estados brasileiros, inclusive entre os palestrantes. “Estamos sempre aprendendo com os colegas que atuam em áreas diferentes. São mais de 80 áreas de atuação de cada profissão e precisamos dessa troca de conhecimento sempre”, disse.

A presidente do CRMV Pará Nazaré Souza parabenizou os participantes e palestrantes e comentou a necessidade de realizar novos eventos, com as especificidades de cada área. “Que rico esse evento. Vamos repetir e como é bom debater a Responsabilidade Técnica. Surge inclusive a vontade de trabalhar com isso”.

Palmas, 23 de junho de 2021.