Novembro chegou e com ele a campanha nacional de prevenção ao câncer de próstata. Além dos homens, a doença também afeta animais de companhia, sendo a espécie canina a que merece mais atenção dos tutores. Cães idosos e de raças de maior porte são mais propensos à doença, sendo mais rara em gatos.  

De acordo com a médica-veterinária e presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca, os tutores devem ficar atentos aos sintomas nos animais que podem ser diversos, como por exemplo incontinência urinária e constipação. “O animal ainda pode ter sinais no sistema locomotor, como dificuldade para andar, claudicação, andar rígido e paresia. Tendo alteração na rotina do animal, o ideal é levá-lo para uma avaliação do médico-veterinário”, disse.

O câncer de próstata deve ser tratado na maioria das vezes com cirurgia. Caso tenha sido descoberto de forma tardia, o tratamento fica prejudicado e a sobrevida do animal também. “Na maioria dos casos de câncer prostático, a quimio e radioterapia não resultam em regressão da doença no animal, já que é extremamente agressiva”, explicou, acrescentando que o exame preventivo deve ser realizado com um médico-veterinário regularmente.

Ascom CRMV Tocantins 
Palmas, 05 de novembro de 2020.
Andressa Figueiredo