Vigilância em Febre Aftosa é tema de reunião com Equipe Gestora
O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) Tocantins participou na última terça-feira, dia 1º de julho, de reunião na sede da Adapec, da Equipe Gestora Estadual de ações sobre a prevenção à febre aftosa. O grupo é formado por instituições públicas e privadas, e debateu ações para fortalecimento das ações de vigilância contra a enfermidade. Atualmente o Tocantins é livre de febre aftosa sem vacinação e conta com 11,5 milhões de bovinos e bubalinos, distribuídos em aproximadamente 60 mil propriedades rurais.
Durante a reunião, os representantes debateram os cinco pilares que norteiam as ações: vigilância em propriedades rurais, fiscalização em estabelecimentos de abates, eventos pecuários, estudos soroepidemiológicos e atendimento às suspeitas da doença.
“A conquista do título de livre sem vacinação precisa ser mantida com ações firmes de vigilância e conscientização do produtor para que notifique suspeitas de febre aftosa o mais rápido possível e o Conselho se colocou à disposição para auxiliar no que for preciso”, comentou o assessor técnico e médico veterinário Filipe Carrilho.
Além de representantes da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária e do CRMV Tocantins, estiveram presentes, representantes do Ruraltins, da Seagro, SFA/TO, Fundeagro, Faet, e Assocarnes.
Assessoria de Comunicação
Palmas, 02 de julho de 2025.