O CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins alerta que a telemedicina veterinária não é uma modalidade autorizada pelo CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia. Dessa forma, a prática segue proibida em todo o Brasil e os profissionais que fizerem atendimento por meio de telefone, videoconferência, whattsapp ou outros aplicativos ferem o Código de Ética da profissão e podem ser punidos.

A médica-veterinária e presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca esclarece que a telemedicina veterinária representa um grave risco à saúde animal, já que os tutores podem sentir dificuldade em identificar os sinais clínicos para repassá-los aos profissionais, levando-os ao erro no diagnóstico. “Já que os animais não podem dizer quais são os sintomas que estão sentindo, a análise do paciente de forma presencial se torna imprescindível para evitar possíveis erros, tratamento inadequado e a morte do animal”, explicou a presidente.

A telemedicina fere o Art. 8º do Código de Ética do Médico-Veterinário – que veda ao profissional receitar sem prévio exame clínico do paciente. O Art. 9º também diz que “o médico veterinário será responsabilizado pelos atos que, no exercício da profissão, praticar com dolo ou culpa, respondendo civil e penalmente pelas infrações éticas e ações que venham a causar dano ao paciente ou ao cliente”.

O CRMV Tocantins adverte a população a não procurar “consultas online” ou quaisquer tipos de serviços que ofereçam exames ou receitas via meio virtual, eletrônico ou telefônico, resguardando a saúde dos seus animais. Além disso, os responsáveis por animais devem sempre procurar um profissional inscrito no CRMV de seu estado, e que atenda em estabelecimentos que atendam às exigências determinadas pelas resoluções do CFMV e da sua região. A sociedade pode verificar/pesquisar profissionais e empresas no link https://siscad.cfmv.gov.br/paginas/busca.

Em casos de denúncias sobre profissionais que cometam atos que ferem o Código de Ética do Médico-veterinário, as mesmas podem ser realizadas no site crmvto.gov.br/denuncias

Serviço Essencial
Márcia lembra que durante a pandemia da Covid-19, as clínicas veterinárias continuam com seus atendimentos, tendo em vista serem considerados serviços essenciais para a manutenção da saúde pública. “Várias doenças podem ser transmitidas dos animais ao homem e isso pode agravar ainda mais a situação da saúde pública durante este momento tão delicado de enfretamento da pandemia. Por isso as clínicas e hospitais veterinários continuam funcionando e esse é um dos motivos do médico-veterinário ser considerado profissional da saúde. No olhar de saúde única, a medicina veterinária tem papel fundamental nos pilares saúde humana, animal e meio ambiente”, detalhou.

Para evitar contaminações por Covid-19, as clínicas e hospitais devem seguir as recomendações de saúde e prevenção ao novo Coronavírus, como agendamento prévio, uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, priorização de urgências e higienização dos locais após atendimentos.

Ascom CRMV TO
Andressa Figueiredo